Conecte-se Conosco

Saúde

Dia Mundial da Hemofilia será celebrado pelo Hemominas no Parque Municipal de BH

Publicado

em

datas das coletas de sangue
A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue — Foto: Adair Gomez

Tratamento gratuito oferecido pelo SUS nos últimos 11 anos vem revolucionando a vida dos hemofílicos, que hoje levam uma vida “normal”, mas muitos ainda o desconhecem

O Dia Mundial da Hemofilia, celebrado nesta segunda-feira (17 de abril), contará com uma programação especial do Hemominas na próxima terça (18) no Parque Municipal de Belo Horizonte. O evento pretende conscientizar a população sobre a doença e levar informações sobre os novos tratamentos, ainda desconhecidos até mesmo para hemofílicos, que proporcionam uma vida “normal” aos portadores da condição. Com informações de O Tempo.

O evento contará com apresentações musicais, prática de Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa -, caminhada pelo parque e estandes informativos. A emprefeira da Fundação Hemominas, Adriana Drumond, explica que, normalmente, a celebração da data acontece de maneira mais interna, mas, neste ano, eles optaram pelo evento voltado ao público em geral, para dar mais visibilidade à hemofilia.

“O objetivo é conscientizar as pessoas que passarem por ali sobre a doença, de que forma essas pessoas podem viver hoje, completamente dentro da normalidade. O tratamento delas é todo feito dentro do Hemocentro e, desde 2012, ele evoluiu muito, com a disponibilização de uma carga maior do chamado Fator de Coagulação, produto derivado do plasma do sangue doado. Trata-se de uma proteína que ajuda o paciente a coagular, já que, normalmente, os hemofílicos sofrem com os sangramentos”, detalha.

Antigamente, o fator coagulante só era disponibilizado aos pacientes que apresentavam algum sangramento. Porém, hoje, o tratamento passou a ser utilizado como profilaxia. “A gente treina o paciente ou algum responsável para aplicação e conservação do medicamento, que é intravenoso. Com isso, ele previne o sangramento e, por isso, pode trabalhar, ir à escola, praticar exercícios, sem qualquer preocupação”, completa Adriana.

População desconhece tratamento

Ainda de acordo com a enfermeira do Hemominas, apesar de já ser disponibilizado pelo SUS desde 2012, muitas pessoas, incluindo portadores de hemofilia, ainda desconhecem a existência do tratamento. Por isso, a importância da realização do evento no Parque Municipal de BH.

“Muitas pessoas não têm acesso a esta profilaxia, por desconhecerem ele ou por medo de utilizarem e terem que fazer o uso frequentemente. Por isso é importante conscientizarmos a todos, pois é um tratamento que empodera os pacientes, que passa a ter uma vida produtiva, funcional”, completa.

O evento acontecerá entre 9h e 12h.

Publicidade
Publicidade

Política