Conecte-se conosco

Curiosidade

De Teófilo Otoni para prefeito na Itália

Avatar

Publicados

em

Luca Borgna, de 31 anos, nasceu em Teófilo Otoni e foi adotado ainda na infância. O mineiro foi eleito como prefeito de cidade italiana, mas município tem apenas 250 moradores

Um jovem natural de Teófilo Otoni foi eleito como prefeito de uma pequena cidade Italiana. O município de Albaretto della Torre, na região do Piemonte, no norte da Itália, elegeu Luca Borgna, de 31 anos com chefe do executivo da cidade.

Segundo informado no jornal O Tempo, Luca nasceu na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e foi adotado com apenas dois meses de vida por uma família italiana. Quando chegou a Albaretto Torre, era o único brasileiro no meio dos 200 moradores do local. Hoje, há mais três vivendo lá, todos de Minas Gerais – o que elevou a representação do Brasil.

Candidato de uma lista cívica de posição política neutra, Borgna concorreu nas eleições municipais em maio e recebeu 142 votos dos 157 totais – nove eleitores votaram em branco e seis, nulo.

A candidatura do Teofilotonense foi apoiada pelo prefeito antecessor, Ivan Borgna. Apesar do mesmo sobrenome, um dos mais comuns no pequeno município, não há relação de parentesco entre Luca e Ivan. “Ser brasileiro em uma pequena comunidade italiana é algo muito bonito hoje em dia. Há muito respeito, integração e colaboração”, disse Borgna, em entrevista à agência ANSA.

O novo prefeito já visitou o Brasil, sendo a última vez em 2014, quando esteve no Rio de Janeiro, antes da Copa do Mundo. “Acompanho a política no Brasil, mas não tenho um quadro tão completo da situação para poder comentar com precisão e de maneira pontual. Eu desejo ao Brasil um período de máximo desenvolvimento, um crescimento energético e o nascimento de mais grandes pensadores, para que a cultura se desenvolva e se crie bem-estar social a todos”, comentou.

Apesar de ter apenas 31 anos, Luca Borgna já atuou como conselheiro e assessor público. É formado em Enologia e trabalha como técnico agrário. Nos seus planos para os próximos cinco anos, estão obras de infraestrutura para tentar melhorar os serviços locais, como acesso à internet. “(Já que) vivemos em uma cidadezinha quase de montanha”, explica.

Luca ainda ressaltou que tem vontade de fazer a ligação entre sua cidade natal e o pequeno município italiano no qual ele agora é prefeito. “Também tenho a ideia de fazer de Albaretto della Torre uma cidade-gêmea brasileira. Seria lindo poder fazer isso com meu município natal.” Finalizou.

Fonte: O Tempo / Foto: reprodução

Continue Lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas