Conecte-se conosco

Colunistas

Construindo sua melhor versão

Dênio Benfica

Publicados

em

Como está o seu desempenho? Como estão os seus resultados? Você está satisfeito com a vida que tem levado? Você utiliza 100% de sua capacidade? Você pensa e age de forma diferenciada? Não sabe como responder a nenhuma dessas perguntas ou então se sentiu mal ao respondê-las? Bom, acredito que esteja na hora de você rever seu planejamento de vida e focar na pessoa mais importante da sua vida, você mesmo!

Nunca se falou tanto em desenvolvimento de pessoas, em equilíbrio e inteligência emocional. Atualmente, o maior desafio é mudar a mentalidade, o pensamento e o comportamento das pessoas para que sejam melhores a cada dia, melhores em todos os aspectos, no contexto profissional e no pessoal. É necessário pensar no todo, curto, médio e longo prazo. Consolidar uma carreira sólida e duradoura, se tornar referência no que faz.

Você tem um emprego ou uma carreira? Devido ao alto índice de desemprego e a grande oferta de mão de obra, empresas estão ficando cada dia mais exigentes no recrutamento e seleção de colaboradores. Estes últimos por sua vez devem ficar atentos e acompanhar as mudanças que o mercado vem sofrendo.

Você tem ou conhece alguém que tem um planejamento de carreira? Aonde você quer estar daqui a 3 anos? Em qual empresa? Em qual cargo? Qual salário você deseja ter daqui 3 anos? O que você tem feito hoje para alcançar seus objetivos? Suas ações estão congruentes com os resultados que você deseja atingir?

Esses questionamentos podem fazer você mudar o rumo da sua vida, responder a eles nem sempre é tarefa fácil. Nem todas as pessoas tem facilidade em se autocriticar, muitas inclusive acham que não precisam melhorar nada e que tudo está perfeito. Essas pessoas estão estacionadas na zona de conforto, lugar em que nada acontece. Pelo contrário, é um território muito perigoso!

Com o mercado seletivo como está, os profissionais devem buscar se aprimorar constantemente, serem flexíveis e terem capacidade de adaptação aos mais diversos cenários e ambientes. Quando você faz o que ninguém faz, você tem resultados que ninguém tem. Isso parece até aqueles clichês motivacionais. Mas de fato é isso mesmo que acontece. Quando você muda, tudo muda ao seu redor.

Convido você para um pequeno desafio. Experimente mudar pequenos hábitos durante a semana e fique atento as pessoas a sua volta, na reação delas. Mude por exemplo a forma como você fala com as pessoas, ao invés se ser pessimista ou negativo, troque as palavras e seja otimista e positivo, tente enxergar o lado bom em todas as situações. Sei que não é tarefa fácil, mas não é impossível. Se policie e veja como sua vida pode melhorar. Uma outra proposta de mudança é ao acordar. Quais são os seus primeiros pensamentos e palavras? Você é grato por tudo que acontece em sua vida? Afinal, você é o único responsável por tudo de BOM e de RUIM que acontece em sua vida.

A mudança deve ser de dentro para fora. Mude sua forma de pensar, mude suas ações e seus resultados consequentemente irão mudar. Quem disse que a forma como você faz as coisas é a forma certa? Existe alguma outra maneira de executar as atividades e ter melhores resultados? Não seja resistente, invista um tempo para pensar em você e nas suas ações, na forma como você vem desenvolvendo suas coisas, na forma como você tem vivido. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer: você é a pessoa mais importante da sua vida.

Hoje somos bombardeados de informação o tempo todo, precisamos ter uma grande capacidade de filtrar tudo que chega até nós, é necessário se desapegar de muitos costumes e crenças que não nos levam a lugar nenhum, se afastar de pessoas negativas e que só ficam reclamando. Se quisermos realmente subir de nível e sermos pessoas e profissionais melhores, precisamos enfrentar nossa mente mimada, ter disciplina e persistência, buscar ser a mudança que tanto queremos.

Quer alcançar a ALTA PERFORMANCE? Alinhe sua arte com sua ação e será uma pessoa e um profissional melhor, que gera mais resultados e que vive mais feliz. Você está no controle do seu destino? Você está feliz onde está? Fazendo o que está fazendo? Ninguém fica bom do dia pra a noite. É necessário muita dedicação e muito trabalho para atingir os melhores resultados. Com que frequência você tira um tempo para refletir sobre você mesmo? Sobre suas ações? O que você pode começar a fazer agora que irá lhe gerar melhores resultados? A mudança está em você. Não é possível mudar o que já passou, mas é possível mudar o AGORA e fazer um novo FUTURO. Comece onde está, com os recursos que tem e faça o que puder.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas