Conecte-se Conosco

Minas

Concessão do metrô, das BRs 381 e 262 e RRF estão na pauta do encontro entre Zema e Lula

Publicado

em

O governador Romeu Zema (Novo) estará em Brasília nesta quinta e sexta-feiras e levará ao Planalto demandas mineiras consideradas prioridade pela administração estadual. Dentre elas, as concessões do metrô de Belo Horizonte e das BRs 381 e 262 e a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Segundo uma fonte ligada ao governo, também deve entrar no pacote a privatização de empresas estatais.

Zema deve solicitar ao presidente Lula que assine o contrato de concessão do metrô de BH, medida necessária para que o grupo vencedor do leilão realizado em dezembro assuma a CBTU.

O metrô de BH foi concedido ao grupo Comporta Participações S.A. em 22 de dezembro. O grupo apresentou a proposta vencedora no leilão no valor de R$ 25.755.111. O consórcio ganhador receberá aporte público de cerca de R$ 3 bilhões em 30 anos de contrato.

A vencedora do leilão será responsável por modernizar a linha 1 e ampliá-la com a construção da estação Novo Eldorado, além de construir a linha 2, que ligará o Nova Suíça, na região Oeste de BH, à região do Barreiro.

No entanto, a privatização gerou muita polêmica, com greves dos metroviários e pedidos de deputados estaduais e federais para que a concessão fosse revogada. No entanto, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse, em 12 de janeiro, que o projeto de concessão do metrô de BH será mantido pelo governo Lula.

BR-381
No encontro com Lula, o governador mineiro vai apresentar também pedidos para concessão das BRs 262 e 381. O leilão para privatização das rodovias que ligam BH ao Leste de Minas e ao Espírito Santo já foi adiado por várias vezes.

A concessão é considerada fundamental para a duplicação e revitalização da estrada, conhecida como “Rodovia da Morte”. A ideia, segundo a fonte ligada ao governo, é pedir esforços para o governo federal agilizar a concessão para reduzir os acidentes e o tempo de tráfego.

Já o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), considerado importante para que o Estado consiga honrar a dívida com a União, não foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No entanto, o governo conseguiu o aval da Justiça para ingressar no sistema e precisa agora da assinatura do presidente.

Agenda
Na tarde desta quinta-feira (26), o governador Romeu Zema participa de reunião do Fórum Nacional de Governadores. Já na sexta-feira (27), no período da manhã, estará com o presidente da República e demais autoridades.

 

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia

Publicidade
Publicidade

Política