Conecte-se conosco

Saúde

Com risco de obesidade em crescimento, Nova Serrana registra mais de 1.660 diabéticos

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Milhares de casos de câncer poderiam ter sido evitados no Brasil, com o combate e prevenção a Obesidade. A afirmativa é validada pelo estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo USP, em parceria com a universidade da Harvard.

De acordo com a pesquisa feita por cientistas brasileiros, americanos e franceses, até o ano de 2025, o Brasil terá mais de 29 mil novos casos de câncer relacionados ao excesso de peso.

Os estudos aponta que as mulheres são as mais atingidas, não apenas por ser o público com maior índice de IMC elevado, mas também por serem as mais afetadas pelos tumores de ovário, útero e câncer de mama, que também tem ligação com o sobrepeso.

Obesidade

Um em cada cinco brasileiros atualmente é obeso, segundo informa o Ministério da saúde. A obesidade carrega consigo problemas físicos, emocionais e sociais.

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). O crescimento foi menor nas faixas de 45 a 54 anos (45%), 55 a 64 anos (26%) e acima de 65 anos (26%).

Problemas relacionados à obesidade

Entre os problemas relacionados à obesidade estão a hipertensão e a diabetes. As duas doenças agravam as condições físicas dos pacientes que tem objetivo de combater a obesidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil.

O ministério da Saúde aponta que Entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%, sendo que Entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%.

O que tange a hipertensão os números também são preocupantes. Isso porque de acordo com os dados do ministério da saúde um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão.

Em Nova Serrana.

Em Nova Serrana os dados apontados referentes aos diabéticos são significativos. Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente a cidade conta com aproximadamente 1.660 diabéticos, contudo estima-se que o número seja ainda maior, uma vez que a secretaria aponta que ainda não foram efetivados os cadastros de todos os diabéticos do município.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas