Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Câmara realiza entrega da Medalha Maria Zeli

Publicados

em

A Câmara Municipal de Nova Serrana realizou na noite desta quinta-feira (5/5), uma sessão solene para outorga da Medalha Maria Zeli, instituída para prestar homenagem em reconhecimento à contribuição das mulheres para o engrandecimento de Nova Serrana. Normalmente esta solenidade é realizada no mês de março, mas em razão de reformas no plenário da Câmara, a sessão foi adiada e realizada agora para não deixar de valorizar as cidadãs que vivem no município e que são fundamentais em diversas áreas.


Homenageadas

Cada um dos 13 vereadores fez a indicação de uma mulher para receber a Medalha Maria Zeli. Em 2022 as agraciadas foram: Aguida Lemos, Alcinei Ferreira Loures Alves, Ana Lúcia Ferreira de Paula, Augusta Moreira da Silva, Dalva Gomes da Conceição Coimbra, Geni Fonseca Fagundes, Keila Ferrari Ribeiro Lopes, Lúcia Carolina Rocha de Magalhães, Maria da Conceição Filha, Maria Jovina Santos Ribeiro, Maria Luiza de Oliveira Ferrão, Marilza Aparecida Guimarães, e Vanusa Aparecida de Azevedo.

Todas as mulheres que receberam a honraria possuem lindas trajetórias e histórias de vida. Dentre as homenageadas destacam-se duas senhoras com vivência centenária: Geni Fonseca Fagundes com 100 anos; e Augusta Moreira da Silva com 107 anos de idade. Ambas lúcidas e com saúde, se fizeram presentes e tornaram a solenidade ainda mais bonita. Todas as 13 homenageadas de forma igual, têm muito do que se orgulharem por suas conquistas pessoais ao longo dos anos, mas também pela contribuição para a história da cidade, desempenhando suas atividades, como professoras, mães, esposas, médicas, mulheres de fé e todas também com muita generosidade e amor ao próximo.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Cabral (SDD), destacou que para a Câmara Municipal é uma grande honra reconhecer a importância das mulheres para o desenvolvimento do município.

“A Câmara de Nova Serrana tem trabalhado muito para valorizar as pessoas desta terra, tanto as naturais quanto os migrantes que tem ajudado a alavancar o desenvolvimento da cidade. Por falar em desenvolvimento, não é possível deixar de relacionar o quanto as mulheres são importantes para a definição das linhas do nosso futuro. Nesta solenidade, 13 mulheres receberam a Medalha Maria Zeli como reconhecimento pela força de mulheres tão notáveis! Com certeza pela garra das mulheres de Nova Serrana poderíamos entregar milhares de medalhas”, expressou o Cabral.

Moção Honrosa

A noite de homenagens contou também com a entrega de uma Moção Honrosa à ex-vereadora Terezinha Célia do Carmo Silveira, em reconhecimento a sua história de vida e pelo que representa para Nova Serrana, especialmente por ter sido a primeira mulher eleita vereadora no município, tendo atuado em dois mandatos parlamentares no Legislativo municipal.

Quem foi Maria Zeli

Maria Zeli Diniz da Fonseca nasceu em Itapecerica e mudou-se para Nova Serrana em 1941, ao se casar com o senhor Fausto Pinto da Fonseca. Ela foi uma pessoa que contribuiu muito com o progresso da cidade. Entre suas ações para este desenvolvimento, podemos citar a doação de terrenos para a construção do Colégio São José; Associação Comunitária Esperança e Vida; e Faculdade de Nova Serrana.

Maria Zeli faleceu em abril de 2007, mas deixou grandes exemplos, principalmente de generosidade e amor ao próximo. A medalha que esta Casa concede às homenageadas recebe o nome Maria Zeli da Fonseca em razão de sua história e vínculos inestimáveis para com esta cidade.

Mais lidas