Câmara Municipal de Nova Serrana
Câmara e Polícia Civil promovem debate sobre combate à violência contra idosos em Nova Serrana
A Câmara Municipal e a Polícia Civil de Nova Serrana realizaram em parceria, um debate nesta segunda-feira (28/06), com o objetivo de tratar sobre o “Combate à violência contra a pessoa idosa”.
O mês de junho é dedicado a ações preventivas e de conscientização para a garantia dos direitos dos idosos, com destaque ao combate à violência. Diante disso, o debate promoveu a troca de informações e experiências com representantes do Poder Público, através dos vereadores e do Secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral. Também participaram a Delegada Regional de Polícia Civil, Dra. Angelita Viviane Soares; representantes do CREAS – Centro Especializado de Assistência Social, do CCI – Centro de Convivência do Idoso e do Lar Vicentino Padre Lauro.
A delegada Dra. Angelita destacou que existem vários tipos de violência que são cometidas contras idosos e que em nosso município, após a pandemia, está crescendo muito a prática de atos violentos contra pessoas idosas. Ela citou crimes como a violência psicológica, ameaças e também a violência patrimonial (quando o idoso é impedido de ter acesso ao próprio salário ou quando é obrigado a assinar procurações dando a outras pessoas, até mesmo familiares, o direito de receber seus proventos e posteriormente impedindo que os idosos tenham acesso até mesmo ao básico).
A delegada também falou sobre a importância da denúncia através do 181, destacando que é um ato sigiloso, mas fundamental.
“A denúncia é anônima. Nós não podemos ser omissos. Através da denúncia a Polícia Civil irá investigar cada caso, inclusive com a participação de peritos, pois, muitas das vezes, o idoso nega as próprias lesões por medo”.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral, falou sobre as políticas públicas adotadas no município com ações preventivas, educativas e de combate à violência contra idosos.
O secretário também informou que infelizmente a violência contra o idoso está disseminada em todas as regiões e entre todas as classes.
As famílias também devem ser incluídas nas ações visando à ampliação da garantia dos direitos dos idosos. E esse foi um dos aspectos abordados pela representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Gabriela Magalhães.
O Centro de Convivência do Idoso – CCI também tem um importante papel em Nova Serrana, pois cumpre a missão de ser um espaço de socialização para melhorar a qualidade de vida do idoso. No debate, o CCI foi representado pela coordenadora Ordalice Rodrigues e também por Andréa Domingos que falou sobre as atividades desenvolvidas a fim de promover o envelhecimento ativo e saudável dos idosos assistidos.
Os representantes do Lar Vicentino Padre Lauro, Ailton, Alcione e Anderson falaram sobre o trabalho que desenvolvem, voltado para o acolhimento dos idosos em Nova Serrana. Anderson mencionou que o maior ato de violência com que se deparam é o abandono.
O lar vicentino tem um trabalho de orientação para buscar ao máximo que o idoso permaneça no convívio familiar. Na instituição o idoso recebe todos os cuidados e atenção necessários.
Os vereadores enfatizaram a necessidade de sempre haver investimentos nas políticas públicas de proteção aos idosos, principalmente em promover a conscientização sobre o combate à violência, tendo em vista que cuidar dos idosos também é pensar no futuro, afinal envelhecer faz parte da vida e eles merecem todo carinho, respeito e uma vida amparada pela garantia de todos os seus direitos.
Fonte: Câmara Municipal de Nova Serrana
Foto: Divulgação
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER