Conecte-se conosco

Atualidade

Calçadistas diversificam atuação no mercado digital

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Com o objetivo de recuperar as exportações de calçados neste momento de retomada econômica, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu um webinar para apresentar ações digitais no mercado internacional em 2021.

A iniciativa ocorreu no último dia 8 de dezembro e foi conduzido pela coordenadora e a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin.

Na oportunidade, Letícia e Paola detalharam todas as dez ações do Brazilian Footwear para o próximo ano. “São ações que buscam ir além da manutenção de mercado e que visam expandir a atuação do calçado brasileiro no âmbito internacional”, ressalta Letícia. Segundo ela, as ações recebem subsídios de cerca de 50%.

“Além do apoio, é importante destacar que os eventos on-line têm custos muito mais atrativos do que os físicos, especialmente em função da logística envolvida”, explica.

Dados da Euromonitor apontam o crescimento da participação do e-commerce no mercado internacional, uma tendência puxada pelos consumidores, mas que também tem impacto nos modelos de negócios das empresas. Principal mercado latino-americano de calçados, no Brasil apenas 1,2% das vendas eram realizadas via e-commerce em 2010.

Em 2019, a participação pulou para 13%. Já nos três principais mercados consumidores de calçados do mundo, China, Índia e Estados Unidos, a participação pulou de 0,9%, 1,3% e 7,5% para 29,3%, 9,7% e 22,7% , respectivamente.

Confira as ações digitais 2021

Edital de Marketing Digital Internacional: com impacto global, o edital permite que empresas associadas ao Brazilian Footwear proponham ações internacionais com foco em marketing digital junto a parceiros que trabalhem com e-commerce. No ano passado, as ações de marketing digital geraram US$ 643 mil para as participantes. Período: novembro de 2020 a maio de 2021.

Brasil Fashion Now: com duração de seis meses, o Brasil Fashion Now é um showroom digital dedicado à moda brasileira com o objetivo de apresentar, facilitar e gerar exportações para os mercados dos Estados Unidos e Europa.

Atualmente, nove calçadistas têm seus perfis expostos na plataforma Blanc Fashion – www.blancfashion.com – para mais de 10 mil compradores de 60 países cadastrados. Período: março a agosto de 2021.

BrazilianFootwear.com: plataforma on-line exclusiva de calçados brasileiros para exportação. Atualmente conta com aproximadamente 160 empresas cadastradas. Período: todo ano.

BrazilianFootwear.com powered by Joor (Estados Unidos): inédita, a ação do Brazilian Footwear facilita a inserção no mercado norte-americano, embora tenha impacto global. Com ferramentas de gestão já consolidadas e exigidas pelos principais players do País, a plataforma é fundamental para empresas que sejam entrar ou reforçar presença no mercado norte-americano. No total, são mais de 200 mil compradores cadastrados. Período: todo ano.

Micam Americas/Footwear@Coterie/Sole Commerce (Américas do Norte e Central): feiras digitais realizadas em parceria com a NuOrder, plataforma de gestão de pedidos e clientes utilizadas por alguns dos maiores
players internacionais do setor. Período: 1º semestre de 2021.

Sourcing at Magic Digital (Américas do Norte e Central): feira digital voltada para fabricantes, fornecedores, prestadores de serviços e private label. Em 2020, acontece até o próximo dia 15 de dezembro. Período: 1º de março a 1º de maio de 2021.

Micam Milano Digital (Europa): a maior feira calçadista do mundo agora no ambiente digital. No total, são mais de 500 mil compradores internacionais cadastrados na plataforma NuOrder, com vendas realizadas diretamente no site. Em 2020, a edição do evento gerou US$ 353 mil para as marcas brasileiras.  Período: 1º semestre de 2021.

Rodadas de Negócios on-line na França: reuniões on-line com compradores franceses interessados nos produtos brasileiros. Período: 1º semestre de 2021.

Rodadas de Negócios on-line na Rússia: reuniões on-line com clientes russos interessados nos produtos brasileiros. Período: junho de 2021.

Rodadas de Negócios on-line na América Latina: a ação estreou ainda em 2020, com duas edições, sendo que a primeira delas deve gerar mais de US$ 1,2 milhão entre negócios efetivados e alinhavados – a segunda terá os dados divulgados na próxima semana. Tratam-se de rodadas de reuniões on-line com compradores dos principais mercados da América Latina. Período: março e agosto de 2021.

FONTE: ABICALÇADOS

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas