Conecte-se Conosco

Colunistas

Aprendizagem acelerativa

Publicado

em

O que você faz para aprender com mais qualidade, rapidez e assertividade? Para absorver o máximo de conteúdo? Sabia que existe um processo de aprendizagem acelerativa? Mas o que é, para que serve e como utilizar esse processo?

Toda tipo de aprendizagem exige que três coisas aconteçam basicamente. Que algo seja aprendido, um sujeito que irá aprender e um método de aprendizado. Dessas três coisas, duas sempre existem, as coisas para serem aprendidas e o sujeito para aprender, o grande segredo do processo de aprendizagem acelerativa é o método de aprendizagem, a forma de transmitir o conhecimento e as informações para o sujeito.

A aprendizagem acelerativa é uma metodologia que acelera o aprendizado humano através da criação de novas conexões neurais, criando novos caminhos e novas conexões. Tudo que aprendemos em nosso cérebro cria uma sinapse neural e sempre que temos a demanda de repetir a ação, nosso cérebro já envia o comando e esse caminho é percorrido novamente. Porém, quando pensamos e agimos de forma diferenciada ou quando buscamos aprender algo novo, novas sinapses neurais são criadas em nosso cérebro e consecutivamente novos caminhos também, a esse processo damos o nome de expansão do cérebro. Outra forma de acelerar o aprendizado é aumentando a velocidade com que recebemos as informações e ou conhecimentos que recebemos no dia a dia. Por exemplo, já pensou em assistir um filme, série, vídeo ou ouvir uma música em uma velocidade acima do normal, na velocidade 1.5x ou 2x? Em um mundo onde o tempo é um recurso cada vez mais escasso devido a ocupação das pessoas, otimizar nosso processo de aprendizagem pode ser um grande diferencial para os profissionais e algo que pode maximizar e muito seus resultados.

Para que serve a aprendizagem acelerativa? Para potencializar seu processo de aprendizagem, de forma que você consiga aprender o máximo de conteúdo, no menor espaço de tempo e de forma mais qualificada. O nosso cérebro é o processador mais potente que existe, poucas pessoas sabem e conseguem explorar esse recurso. O curioso é que esse instrumento vem sem manual de instruções.

A aprendizagem acelerativa é uma técnica de aprendizagem que envolve o uso do cérebro, envolvendo e interagindo os dois hemisférios, utilizando as emoções, as expressões corporais e experimentando novas formas de pensar e agir. É um estado de relaxamento, onde é necessário abaixarmos nossa frequência, nosso ritmo do cérebro. Nesse estado de vigília relaxada nossa mente inconsciente abre seus filtros, ficando mais disposta a aprender novas informações de maneira mais produtiva e eficaz, entra em outro nível de raciocínio. A proposta é que longe do estresse, da pressão e das distrações podemos alcançar esse estado de relaxamento necessário para acessarmos as ondas alfa de nosso cérebro, onde as informações são armazenadas na memória de longa duração.

Os profissionais devem ficar atentos ao fato de terem que se adaptar aos mais diversos cenários e adquirir cada dia mais conhecimento. Trata-se de criar as melhores condições para aprendizagem, de forma que se consiga otimizar o tempo do aprendizado e ainda conseguir encurtar a distância entre o que precisa ser aprendido, o sujeito que irá aprender e o método que será utilizado para aprendizagem.

Continue Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Política