Tragédia
O anúncio é exibido na página
post atual: Terremoto de magnitude 6,8 deixa mais de 800 mortos no Marrocos; veja vídeos, ID: 96767
Anúncios: PI-30911-FILADÉLFIA (133328)
Grupo de anúncios: cabeçalho home (27741)
Encontre soluções no manual
Terremoto de magnitude 6,8 deixa mais de 800 mortos no Marrocos; veja vídeos
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram destroços caindo em becos estreitos e objetos sendo derrubados de prateleiras
Um forte terremoto atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (8) e deixou pelo menos 820 pessoas mortas e 672 feridas, incluindo 205 em condições graves, de acordo com informações da mídia estatal local que atualizaram as estimativas anteriores. O número de vítimas, que já faz desse abalo o mais mortal desde 2004, ainda é preliminar, segundo o Ministério do Interior. Com informações de O Tempo.
O terremoto ocorreu em Ighil, nas montanhas do Alto Atlas, cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília).
De acordo com as autoridades, as mortes se concentram nas províncias e municípios de Al Hauz, Marrakech, Uarzazat, Azilal, Chichaoua e Tarudant. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenários de devastação.
“A terra tremeu por cerca de 20 segundos. As portas se abriram e fecharam sozinhas enquanto eu descia correndo do segundo andar”, disse à agência de notícias Reuters Hamid Afkir, professor em uma área montanhosa a oeste do epicentro, perto da cidade de Taroudant.
“A população nessa região vive em estruturas altamente vulneráveis a abalos sísmicos”, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que estimou a magnitude do terremoto em 6.8. O centro geofísico do Marrocos, por sua vez, disse que o terremoto teve magnitude de 7.2.
Pessoas na capital, Rabat, e na cidade costeira de Imsouane, ambas perto do epicentro, fugiram de suas casas com medo de um terremoto mais forte, segundo testemunhas da Reuters.
O anúncio é exibido na página
post atual: Terremoto de magnitude 6,8 deixa mais de 800 mortos no Marrocos; veja vídeos, ID: 96767
Anúncios: PI-30911-FILADÉLFIA (133328)
Grupo de anúncios: Grupo Notícias - centro 2 (8173)
Encontre soluções no manual
Montasir Itri, morador da vila de Asni, disse que a maioria das casas foi danificada. “Nossos vizinhos estão sob os escombros e as pessoas estão trabalhando duro para resgatá-los usando os meios disponíveis”, disse ele.
Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática. Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país.
Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, com uma magnitude de 7,3, foi um dos terremotos mais destrutivos da história contemporânea. Resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou pelo menos 300 mil pessoas desabrigadas.
🇲🇦 | Momentos em que um edifício desaba devido ao poderoso terremoto que abalou Marrocos agora noite. pic.twitter.com/UnEDaOluXn
— Tudo acontece no Rio de Janeiro (@TudoaconteceRJ) September 8, 2023
🚨 O terremoto de magnitude 7 mandou o povo de Marrocos para as ruas… O centro exato do terremoto ainda não foi determinado. pic.twitter.com/jVi4aYc9sg
— Rogério D. Anitablian🇧🇷 🇦🇲 ✝️#RecognizeArtsakh (@anitablian) September 8, 2023
Um forte terremoto de magnitude 6.8 atingiu o Marrocos. Há relatos de vários prédios e casas desabadas, mas ainda não há uma contagem oficial de vítimas. pic.twitter.com/ug7kKSY4TU
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 8, 2023
🇲🇦💢— Massivo terremoto 7.0 no Marrocos sentido em Portugal, Espanha e Argélia. Blackout geral e muitos danos. #BREAKING #earthquake pic.twitter.com/yFUANPFgbw
— OnePaul (@OnePaul87) September 8, 2023
O Centro Sismológico Euromediterrâneo (CSEM), uma organização científica especializada na atividade sísmica da região mediterrânea, estimou a magnitude do terremoto em 6,9. Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática.
Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país. Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, com uma magnitude de 7,3, foi um dos terremotos mais destrutivos da história contemporânea. Resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou pelo menos 300.000 pessoas desabrigadas. (AFP)