Conecte-se conosco

Colunistas

Reforma administrativa, tapete puxado, novos secretários

Welder Gontijo

Publicados

em

NOVOS SECRETÁRIOS                 

Na tentativa de colocar o trem nos trilhos, foram contratados pelo executivo municipal, dois novos secretários. Trata-se dos Srs. Hudson Bruno e Ezequiel Silas, o primeiro já tem experiência como secretario municipal na gestão do ex-prefeito Paulo Cesar, o segundo trabalhou alguns meses em 2017 junto a Câmara Municipal de Vereadores, tendo exercido também a função de coordenador do PROCON local, também na gestão de Paulo Cesar.

 E A REFORMA ADMINISTRATIVA?

Pela rádio peão era dada como certa a “devolução” do secretário de governo à câmara municipal, onde é efetivo, bem como a demissão do secretário de articulação política, em visível desgaste com os nobres vereadores, porém até o encerramento desta coluna, nenhum dos indicados havia sido oficialmente desvinculado de seus cargos. Aliás, posicionamento oficial e contundente não tem sido o forte da atual gestão, o que abre margens para as mais diversas interpretações.

 COMUNICAÇÃO

Há quem afirme pelos corredores da política das terras dos calçados que a contratação do jornalista Hudson Bruno, trata-se de um reforço indireto para a secretaria de comunicação, sempre contestada, porém de uma forma dissimulada para se evitar mal estar e ranger de dentes.

 FOLHA DE PAGAMENTO

Se antes da contratação dos novos secretários a administração municipal já vinha fazendo seus malabarismos para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal, presume-se que de agora por diante não será diferente.

 TRÉGUA ROMPIDA

Na penúltima reunião da Câmara Municipal, o presidente Osmar Santos fez um pedido de trégua a todos os vereadores na relação Legislativo X Executivo. Mas ao que tudo indica o clima amistoso que até então era pretendido pelo legislativo municipal já são águas passadas.

TAPETE PUXADO

Interlocutor junto à Associação dos moradores dos bairros Areias Brancas e Águas Brancas, desde que assumiu a presidência da câmara municipal, Osmar Santos vêm promovendo sucessivas reuniões com a Associação de Moradores, Empreendedor, Legislativo Municipal e Executivo. Pelo pronunciamento do Presidente na última reunião ordinária é visível seu descontentamento com o executivo municipal que agendou uma reunião com representante da associação e empreendedor, excluindo o legislativo municipal da referida decisão. Em sua fala o Presidente destaca que o executivo precisará da câmara para aprovar o projeto de lei que regulariza a área. Sem muito esforço é perceptível o recado deixado pelo presidente, vamos aguardar.

 NOVAS REGRAS NO HOSPITAL SÃO JOSÉ

Alvo de debate entre vereadores as novas regras impostas à população pelo Hospital São José. Segundo alguns vereadores, é comum que o paciente que se consultou no hospital, que ao voltar (retorno) para apresentar o resultado de exames pedidos, que uma nova consulta lhe seja cobrada.

Dito ainda em reunião plenária, que a partir do momento em que a prefeitura assumiu a gestão do hospital que este passou a cobrar pela alimentação servida ao acompanhante do paciente.

Outro fato que causa estranheza é a troca de acompanhante. Agora o horário para a troca de acompanhantes segue as regras do HSJ, não se importando se o paciente é SUS, convênio ou particular. A decisão tem causado mal estar e reclamações aos usuários, que já passam por um momento frágil, tendo que se submeter a um capricho insignificante.

 CARROS VELHOS

É crescente o número de carros velhos abandonados, verdadeiras carcaças pelas ruas, lotes, depósitos, oficinas, etc., sem nenhum controle. Esses veículos fora de uso tornaram-se um ambiente propicio a criação de mosquitos e propagação de doenças. Como se não bastasse à possibilidade de propagação de doenças, a poluição visual está por todos os cantos. Ao chegar à Nova Serrana, o visitante que desce pela Avenida João Gonçalves do Amaral já se depara com diversas “carcaças estacionadas” ao longo da via. E olha que temos lei municipal que trata do assunto.

 ATESTADO MÉDICO DO CLUBE DO TRABALHADOR

É recorrente, chamadas especialmente pelas redes sociais, por parte da direção do Clube Municipal do Trabalhador para que a população faça sua carteirinha para usufruir dos serviços e lazer do Clube do Trabalhador, até aí tudo bem, o que nos causa estranheza é que em algumas peças publicitárias que nos foram repassadas indicam que o novo usuário em algumas oportunidades poderá se submeter ao exame no próprio clube, porém o profissional que presta o atendimento trata-se de um “fisioterapeuta”, o qual emite o referido “atestado médico”. Segundo resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM “Somente médicos, inscritos nos seus respectivos conselhos regionais, no estrito âmbito de sua profissão, poderá fornecer atestado médico”.

VÍDEO MONITORAMENTO DO CLUBE DO TRABALHADOR

Indicado pelo vereador Jadir Chanel na última reunião da câmara a instalação de câmeras de vídeo monitoramento. A referida indicação é de grande relevância, haja vista o grande número e rotatividade de usuários que utilizam o clube. Com a implantação do sistema, possíveis infrações e delitos que ocorram na unidade serão solucionados com maior rapidez, sem contar a sensação de segurança e bem estar para o usuário.

 ESTAGIÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL

Temos recebido diversas mensagens, ligações e até abordagens nas ruas da cidade por jovens interessados por uma vaga de estagiário no legislativo municipal. É gratificante saber que os jovens estão acompanhando a nossa coluna, que além do interesse por uma vaga de estagiário, estão acompanhando os trabalhos de nossas autoridades publicas. A lei que prevê a contratação de estagiários, ainda carece de regulamentação. Acreditamos que tão logo seus trâmites legais estejam encerrados, promoverá a Câmara Municipal a divulgação do procedimento de contratação. Enquanto isso os interessados poderão acompanhar diariamente acessando a pagina oficial da Câmara, bem como suas redes sociais.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas