Conecte-se Conosco

Alimentos

Queijarias do Centro-Oeste se destacam na ExpoQueijo Brasil 2025 com prêmios em três categorias

Publicado

em

Quatro cidades do Centro-Oeste de Minas tiveram queijos premiados na ExpoQueijo Brasil, em Araxá — Foto: ExpoQueijo Brasil/Divulgação
Quatro cidades do Centro-Oeste de Minas tiveram queijos premiados na ExpoQueijo Brasil, em Araxá — Foto: ExpoQueijo Brasil/Divulgação

Quatro cidades da região Centro-Oeste brilharam na 5ª edição da ExpoQueijo Brasil, realizada no fim de semana em Araxá. As queijarias artesanais de Formiga, Medeiros, Piumhi e São Roque de Minas foram premiadas nas categorias ouro, prata e bronze. Confira abaixo as premiações e categorias de cada vencedor.

O evento, considerado um dos maiores concursos de queijos do mundo, reuniu mais de mil iguarias artesanais de 17 países e contou com a participação de representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. Cerca de 200 jurados de sete nacionalidades avaliaram os produtos, considerando critérios como textura, sabor, apresentação e originalidade.

Confira os nomes dos premiados e as categorias

Premiação ExpoQueijo

Nome do queijo ou produtor Fazenda Cidade Categoria
Queijo Mussarela Nozinho defumado Laticínio JDS Formiga Ouro
Weber Leite Cruvinel Junior Queijaria Três Reis Medeiros Ouro
Barão da Canastra Parmesão 6 meses Barão da Canastra Piumhi Ouro
Queijo do Serjão Queijo do Serjão Piumhi Ouro
Queijaria J e C Queijaria J e C São Roque de Minas Ouro
Requeijão em Barra com Raspas Vila Caipira Piumhi Prata
Barão da Canastra Nuvem Barão da Canastra Piumhi Prata
Minas Padrão de Búfala Vila Caipira Piumhi Prata
Queijo tipo Morbier Laticinios Vanita Piumhi Prata
Queijo Mussarela Trança Laticinios Vanita Piumhi Prata
Queijo Beira da Serra Fazenda Beira da Serra São Roque de Minas Prata
Queijo Perola Queijo Perola Medeiros Bronze
Pedacin da Serra Pedacin da Serra Medeiros Bronze
Queijo Canastra Queijo Dinho Piumhi Bronze

O grande vencedor da edição da ExpoQueijo foi um queijo artesanal de Alagoa, no sul de Minas, que levou o troféu Super Ouro, o mais cobiçado do concurso.

O produto venceu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento e mais de 180 dias de maturação. Obteve a maior pontuação geral entre as mais de mil amostras inscritas.

É a primeira vez que o Brasil conquista o título máximo da competição. Nas quatro edições anteriores, o prêmio principal foi dividido entre a Itália (duas vezes) e a Argentina (duas vezes).

Premiações por país e estado

A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias, premiando produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 39 medalhas de ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru.

O estado de Minas Gerais foi, mais uma vez, o mais premiado do país, consolidando sua posição como referência nacional e internacional em queijos artesanais.

Fonte: g1 https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/07/01/queijarias-do-centro-oeste-se-destacam-na-expoqueijo-brasil-2025-com-premios-em-tres-categorias.ghtml

Continue Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Política