Atualidade
Psiquiatra alerta riscos da pandemia para quem sofre com depressão e ansiedade
Com a pandemia do coronavírus e as recomendações de isolamento, é necessário ter atenção à saúde mental, principalmente as pessoas que têm predisposição para depressão e ansiedade. O alerta é da psiquiatra Amanda Lima, que concedeu entrevista ao programa Plantão da Cidade, da Itatiaia, nesse sábado (2).
Ela explica que em cenários de desconhecimento sobre determinado evento, é natural a presença de dois comportamentos opostos: o de negação e o de supervalorização com preocupação em excesso. Após esse movimento inicial, há adaptação ao novo cenário.
A especialista ressalta que no início, muitas pessoas a procuram para que fossem receitados medicamentos. “Eu falei não. É momento de adaptação. A gente nota que essas pessoas evoluíram depois de duas três semanas”, explica.
Amanda também deixa dicas para lidar com a pandemia. A primeira delas é: não acompanhe notícias em excesso. Restrinja a quantidade de vezes por dia que acompanha o noticiário, por exemplo. A segunda: estabeleça rotinas saudáveis, “mas sem se comparar com o outro”. Isso quer dizer: faça o que for confortável para você e não estabeleça metas impossíveis de ser cumpridas.
Por fim, a psiquiatra também alerta para a importância de manter ciclo biológico, com horários para dormir e comer.
- Fonte: Itatiaia
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER