Conecte-se Conosco

Campanha

Hemominas alerta para baixo estoque de sangue no estado; saiba como doar

Publicado

em

Pessoas saudáveis acima dos 16 anos podem doar sangue

Os grupos de sangue O e A são os mais afetados e o estoque está em estado crítico

A Hemominas emitiu um alerta de estoque baixo de sangue nas unidades do estado. Segundo especialistas, os grupos de sangue O e A, tanto positivos quanto negativos, estão em estado crítico e necessitam de doadores com urgência.

“A gente tem registrado uma queda no comparecimento dos doadores em todas as nossas unidades da Hemominas, o que tem reverberado na queda do nosso estoque. A gente registra uma queda de cinquenta por cento desses grupos [O e A], por isso é muito importante que a população agende a sua doação e ajude a mudar esse panorama”, relata Thiago Sandô, analista da assessoria de captação e cadastro.

Quais os riscos da falta de sangue nos estoques?

“Estoque baixo de sangue significa um risco para quem precisa de sangue recorrentemente ao longo do ano. Muitas vezes a gente pensa que a necessidade de sangue é pontual, mas há pessoas que tem doenças do sangue que precisam de transfusões recorrentes. Então é muito importante que a gente tenha os estoques em níveis ideais para poder atender todas essas demandas”, explica Thiago Sandô.

Leia Também

Namorado acusado de matar e enterrar companheira vai a júri popular em Belo Horizonte

Qual a importância do Hemominas para Minas Gerais?

“A gente responde por mais de 90% da cobertura transfusional do estado de Minas, que é um estado de proporções territoriais muito grandes. A gente lembra também que o sangue vence. É muito importante que a pessoa esteja sempre atenta aos níveis de sangue que a gente divulga diariamente nas nossas redes sociais e no site, para que ela possa agendar a sua doação, comparecer na unidade do Hemominas mais próxima e nos ajudar a manter esses estoques adequados”.

Por que os estoques estão tão baixos?

A gente tá entrando numa época de frio e, nesse período, as pessoas tendem a comparecer menos. Também tem o fato de que aumentam as síndromes respiratórias e quem tem sintomas precisa aguardar sete dias para poder realizar a doação. Além disso, a gente veio do mês de abril com muitos feriados, muitas vezes as pessoas viajam saem das regiões onde a gente tem as nossas unidades e aí isso faz com que o estoque caia”.

Quem pode doar sangue?

“Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boa saúde e tem que ter dormido bem na noite anterior. A gente lembra que menores de idade precisam de autorização do responsável legal para poder doar, já maiores de 61 anos precisam comprovar uma doação anterior”, explica o analista da assessoria de captação e cadastro do Hemominas.

Além disso, quem fez uma refeição mais pesada precisa aguardar um período de três horas para doar sangue e quem fez tatuagem e sobrancelha definitiva precisa aguardar doze meses.

As pessoas que fizeram exames endoscópicos precisam aguardar um prazo de seis meses e quem teve hepatite após os onze anos de idade não pode doar.

Publicidade
Publicidade

Política