Conecte-se Conosco

Colunistas

Empreendedorismo

Publicado

em

Pra você o que é empreendedorismo? Você se considera uma pessoa empreendedora? Já nascemos empreendedores?

Quando se fala em empreendedorismo, a primeira coisa que nos vem em mente são pessoas que montam e abrem negócios, criam franquias, fazem investimentos e até mesmo se associam a outros empreendedores. Está certo. Empreendedorismo é isso mesmo, mas é muito, além disso. A característica empreendedora também pode e deve ser utilizada por todos os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho, que querem gerar e obter melhores resultados em suas carreiras. Mas o que fazer? Inovar nas ações do dia a dia, pensar e agir de forma diferenciada, criar novas formas de realizar as tarefas e obter melhores resultados, ser mais eficiente, enxergar além do obvio, se antecipar as demandas, colocar em prática todas as ideias que irão de encontro ao alcance dos objetivos e metas.

Portanto de acordo com Sebrae, empreendedorismo é: abrir, melhorar, ampliar e desenvolver habilidades para gerir uma empresa, melhorar processos existentes, encontrar ideias e oportunidade de negócios.

O próprio Sebrae oferece um curso sobre empreendedorismo que se chama Empretec. Esse curso trabalha e desenvolve as competências e habilidades dos empreendedores de sucesso, é uma formação prática e dinâmica que contribui muito com a formação do profissional. Eu tive a oportunidade de fazer esse curso em 2016 e digo que contribuiu muito em minha carreira profissional e agregou muito conhecimento. Quero destacar pra você caro leitor, essas competências e habilidades de forma que você possa abrir sua mente para a necessidade de melhoria e desenvolvimento contínuo.

Busca de oportunidade e iniciativa: o empreendedor é um profissional que esta atento a tudo e a todos. Ele percebe oportunidade de negócios para novos produtos e serviços, se antecipa aos fatos e faz com que as ideias ganhem forma e aconteçam.

Persistência: capacidade de não desistir facilmente, enfrenta grandes obstáculos, toma as medidas necessárias para que os objetivos sejam alcançados, é focado no que deve ser feito.

Comprometimento: estar engajado para que o negócio ou a mudança aconteça, se sacrifica pessoalmente para completar as tarefas e alcançar as metas planejadas, colabora com a equipe e até assume o posto deles caso seja necessário.

Exigência de qualidade e eficiência: busca fazer sempre da melhor forma, com objetivo de satisfazer e até mesmo superar as expectativas dos clientes, melhorar continuamente o negócio ou o processo.

Correr riscos calculados: responsabilidade em assumir e aceitar desafios e correr riscos respondendo pessoalmente pelas consequências. Analisar alternativas para tomar decisões reduzindo as chances de erro.

Estabelecimento de metas: estipula metas e prazos para serem cumpridas, definem com clareza e objetividade objetivos de curto, médio e longo prazo.

Busca de informações: buscar informações no mercado, sobre clientes, fornecedores, concorrentes, matérias primas, mão de obra especializada, pesquisar sobre novas técnicas e tecnologias para implantar, estar atento a todas as informações necessárias para potencializar o negócio e trazer melhorias para a empresa ou processo.

Planejamento e monitoramento sistemático: elaborar um planejamento estratégico definindo aonde se quer chegar e quais ações devem ser executadas para alcançar os objetivos. Monitorar as ações constantemente.

Persuasão e rede de contatos: um dos ativos mais valiosos de um profissional empreendedor. Pois através de sua rede de contatos pode atingir seus objetivos de forma mais rápida e assertiva.

Independência e autoconfiança: um empreendedor nato confia em seu potencial e na sua capacidade de execução, são independentes e confiantes.

Empreender é uma habilidade que pode ser desenvolvida e assim como todas as outras, devem ser aprimorada no dia a dia. Pois somente através do hábito que os profissionais irão conseguir alcançar o reconhecimento e maximizar seus resultados.

Continue Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Política