Conecte-se Conosco

Bizarro

Advogado faz reconhecimento facial e sistema capta marido dele nu, “achei que ia pegar só meu rosto”

Publicado

em

Um advogado, de 32 anos, viralizou nas redes sociais após publicar um “nude” do próprio marido – por engano – no momento em que fazia reconhecimento facial no site do governo federal. Andrey Moura tinha a intenção de dar baixa no seu CNPJ, mas, para isso, precisava aumentar de nível. A história foi compartilhada por ele nas redes sociais e recebeu milhares de comentários. As informações são da Itatiaia.

“Essa foto seria um reconhecimento facial. Acontece que fica um desenho oval para encaixar o rosto e as laterais estavam brancas, ou seja, eu não conseguia ver se tinha algo ou alguém atrás de mim. Eu achei que ia pegar realmente só meu rosto, já que era a única coisa que eu estava vendo”, contou.

De acordo com o advogado, a “gafe” só foi descoberta após uma semana. “Quase que instantaneamente deram ok. Depois de mais ou menos uma semana, eu fui procurar por um outro documento no app e em uma aba dizia que tinham 3. Quando cliquei na aba, só tinha o CPF digital que eu nem tinha solicitado”, acrescentou.

Andrey Moura explicou que não se recordava de ter visto a foto por completo. “Isso que é curioso, porque eu perceberia que estava aparecendo a cama como fundo, que meu pescoço e parte do meu peito também estavam aparecendo. E, mesmo que eu tivesse visto, eu não imaginei que iriam utilizar a foto para outra finalidade a não ser o reconhecimento. Pensei que a foto iria ficar como um registro para eles, apenas para esse fim”, destacou.

Conforme Andrey, assim que seu marido soube do ocorrido começou a rir da situação. “Eu consegui trocar depois a foto sem problema nenhum e quase que instantaneamente”, disse o advogado.

Alerta

O caso gerou bastante repercussão nas redes sociais, inclusive, outras pessoas relataram que passaram por situações semelhantes.”Eu não esperava que tivesse essa repercussão toda. Até achei que fosse ter um certa abrangência com meus seguidores, que são poucos, mas não que fosse chegar a viralizar assim. Apesar de tudo, estamos conseguindo levar com leveza a situação”, disse.

O advogado aproveitou e fez um alerta. “Eu não solicitei documento nenhum, em nenhum momento, muito menos sabia que a foto do reconhecimento facial seria usada para colocar em cpf digital que eu nem sabia que existia, mesmo porque não havia aviso nenhum que isso aconteceria”, comentou.

“Muitas pessoas comentaram no meu post que fizeram o reconhecimento sem um preparo maior e também se espantaram quando viram a foto do próprio documento.. Gente que fez foto deitada, sentada no vaso sanitário, chorando, enfim, das mais variadas formas. Agora sempre faremos reconhecimento facial de roupa e com fundo neutro, por mais que apareça só o rosto”, completou.

Publicidade
Publicidade

Política