Conecte-se Conosco

Colunistas

Mudanças e o “Novo Normal?” em meio à Pandemia

Publicado

em

Com a Pandemia, muitas coisas mudaram e passamos a observar um “novo normal” e buscas contínuas de oportunidades. Vamos ver algumas mudanças que impactaram o cotidiano das pessoas e podem ser o “novo normal”:

  • Uso de máscaras e higiene: vamos começar com uma mudança que parece que veio para ficar. Era normal pessoas chegarem a casa e não lavar as mãos, claro que não era com todos, mas muitos em seu autoexame de consciência sabem que, muitas vezes, era um hábito esquecido. O uso de máscara nem de longe parecia algo normal no Brasil. Pessoas se assustavam quando em mídias sociais viam japoneses usando os apetrechos.
  • Ensino a distancia – EAD: Para crianças, adolescentes e alguns universitários, o modelo caiu como uma surpresa. Com a dificuldade de adequação de espaços em virtude da Pandemia, o EAD parece tomar espaço, apesar da dificuldade de se lecionar principalmente para crianças, pais questionam a dificuldade de prender a atenção da criança à videoaula, assim como professores que estão conhecendo a ferramenta e têm procurado se aprimorar. Utilizado com frequência no ensino superior, ganhou força em outras faixas da educação em virtude da pandemia e parece estar ganhando campo entre muitos dos novos adeptos.
  • Comércio Digital e Novas Oportunidades : Vendas online têm sido uma nova tendência. Para muitos, a Pandemia antecipou a migração das compras em lojas físicas para online. As compras online se transformaram na queridinha do momento e empresas têm procurado ferramentas de delivery, app’s diversos, WhatsApp, Instagram e outras plataformas. Temos ainda o exemplo do Magazine Luiza, que criou o Parceiro Magalu, que permite a pequenos postarem seus produtos de forma gratuita como parceiros. Além de abrir caminho para novas oportunidades, pessoas têm aberto seu próprio negócio em meio à crise em busca de oportunidade de crescimento.
  • Revisão dos Espaços do Lar e o home office : Outra tendência em meio à quarentena foi o fato de se isolar em casa, algo extremamente tedioso para alguns, foi visto como oportunidades para outros, que adequaram seus lares desde pequenas mudanças até a criação de espaços para novos empreendimentos e o home office, sendo sim possível trabalhar de forma eficaz da própria residência.
  • Valorização da Família e Amigos: Muito se brinca, usando memes, que marido e mulher não se aguentam em meio ao isolamento, mas verdade seja dita, em meio à pandemia muito se foi analisado, e as reuniões em família apresentaram uma nova valorização familiar. Para muitos, a pandemia em meio à ansiedade e medo trouxe um elo maior entre familiares e amigos próximos preocupados pela mesma causa.
  • Economia no Bolso: Com a Pandemia, foi notório o medo de muitos de perderem o emprego, de empresários perderem suas receitas drasticamente e, como isso, foi trazida à tona uma nova realidade: o gastar apenas com o necessário em tempos de crise, uma revisão dos gastos extremos sem necessidade.
  • Renda básica, Humanismo e Solidariedade: Além do fato de se economizar, ficou escancarada com a Pandemia a diferença financeira e social entre pessoas, inclusive em país continental como Brasil, para muitos o “auxilio emergencial” seria um exemplo de uma renda básica universal do que seria necessário para uma família ter uma vida digna. Frisando que muitos não podem trabalhar nesse momento delicado. Outro ponto foi a parte humanitária e a solidariedade das pessoas na busca de amenizar o sofrimento da luta econômica e da saúde no enfrentamento com a pandemia.

Pessoas engajadas na política: Outro ponto em meio à pandemia foi a discussão política. Ideologias distintas trouxeram uma pauta política, algo que pode ser a marca dessa geração, que tem se mostrado muito engajada com a política nacional. Representantes do povo têm sido cobrados e marcados em cima pela população e, em meio à pandemia,  discussões e debates políticos em redes sociais têm sido algo frequente.

  • Influenciadores Digitais: Outro ponto da Internet foi o estouro de influenciadores digitais. Com a Pandemia, muitos querem expor seu dia a dia, dar dicas cotidianas; para muitos, outro marco dessa geração, os influenciadores digitais ocupam espaço praticamente em todos usuários de redes sociais. Cada um tem seu influencer
  • O Acesso à Internet como Direito Fundamental: Por fim, uma polêmica, com o ensino em EAD, com o Home Office, com as vendas online, pedidos de delivery, influenciadores digitais, documentos básicos como CPF Digital, CNH Digital, Agendamento online em órgãos estatais e outros fatos pautados pelo avanço tecnológico, temos inclusive em meio à pandemia os serviços de tele-consulta do Sistema Único de Saúde, o TeleSUS. Com esses pontos e outras inúmeras tendências, isso não faz a Internet ser reconhecida com um direito fundamental assim como “água e luz”, para muitos a inclusão digital é, nos dias atuais, essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Posso te ajudar? Quer saber sobre um bom planejamento tributário? Estou disponível no telefone (37) 3226-3700 – Condir Assessoria e Consultoria e pelo e-mail – [email protected], envie solicitações para contato, criticas e sugestões de temas.

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade

Política