Divinópolis
Missa Conga: saiba como é a celebração feita há quase 50 anos pelo mesmo frei em Divinópolis
A tradicional Missa Conga será celebrada neste domingo (18), a partir das 14h no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis.
A missa está em sua 48ª edição e desde o início das celebrações tem a frente o Frei Leonardo Lucas.
Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros.
A tradicional Missa Conga, uma mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia, será celebrada neste domingo (18), a partir das 14h, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis. Veja a programação abaixo.
A Missa Conga chega à 48ª edição. É celebrada desde o início pelo frei Leonardo Lucas. Com 83 anos, morador de Belo Horizonte, o frei não deixa de vir à Divinópolis para a celebração. Para o religioso a missa Conga é especial e faz parte da sua história.
Segundo o frei Leonardo Lucas, a primeira missa Conga foi realizada em 15 de maio de 1977. Na ocasião, um grupo de amigos do frei saiu à procura dos congadeiros da cidade para convidá-los a participar de uma missa especial.
Com o passar dos anos, a celebração ganhou a participação de diversas guardas de reinado, também são conhecidas por congadeiros. A festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia lembra a proteção dos santos aos escravizados.
Estão previstas as participações das guardas de Moçambique, Congo, Catupé, Vilão e Marinha na celebração deste domingo.
A celebração tem o apoio da Congregação das Irmandades Congadeiras de Divinópolis (CongaDiv) e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).