ANIMAIS
Família de gambás cai de teto de casa e assusta morador em Itaúna
Uma família de gambás caiu do teto de uma casa em Itaúna, na tarde de terça-feira (3). O Corpo de Bombeiros divulgou um vídeo que mostra a captura dos animais.
Confira o vídeo: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/06/04/familia-de-gambas-cai-de-teto-de-casa-e-assusta-morador-em-itauna.ghtml
A presença dos gambás foi descoberta após o desabamento de parte do forro do teto do banheiro. No vídeo, o morador pergunta aos bombeiros se havia risco deles atacarem.
Segundo os bombeiros, os gambás são uma fêmea e dois machos, um deles filhote. Os animais foram capturados com segurança.
Os gambás não estavam feridos e foram soltos em uma área de mata afastada de residências.
Segundo o veterinário Alfredo Xavier, os gambás podem morder ou atacar se se sentirem acuados, como forma de defesa. O veterinário também alerta para doenças que a mordida do gambá pode transmitir.
Alfredo reforça que os gambás são importantes para o ecossistema, pois ajudam a controlar escorpiões e cobras. A presença dos gambás em casa pode ser evitada, segundo o veterinário.
A orientação é acionar o Corpo de Bombeiros caso um gambá entre na residência. Não se deve tentar capturar o animal com as mãos. Agredir ou atacar o gambá é crime ambiental.