Conecte-se conosco

Colunistas

Dietas da moda, uma ilusão perigosa!

Mariele Lacerda

Publicados

em

Dieta Cetogênica, Lowcarb, Flexível, Paleolítica, Jejum Intermitente, da Sopa, Detox, da Lua, do Tipo Sanguíneo, da Proteína. Você com certeza já deve ter ouvido falar ou até está tentado seguir alguma dessas dietas, certo?

Elas são famosas por prometerem uma grande perda de peso em curtíssimo tempo. O que essas dietas vendem é uma propaganda enganosa.

Os meios de comunicação como televisão, revistas e principalmente a internet vêm contribuindo para o aparecimento de conceitos inadequados para a busca de um “corpo perfeito” que não condiz com a realidade.

Muitas pessoas procuram seguir uma dessas dietas por não se sentirem dentro do padrão estipulado pelas mídias. E esse apelo tem aumentado a veiculação de dietas impróprias e inadequadas do ponto de vista nutricional, as chamadas “dietas da moda”.

Essas dietas, apesar de proporcionarem um emagrecimento a curto prazo por restrição de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo.

É aí que está o grande problema: não há uma reeducação alimentar. E sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona, a pessoa recuperará o peso perdido podendo, inclusive, ganhar ainda mais.

Mas o problema ainda maior é que elas podem trazer sérios prejuízos à saúde, como carência de nutrientes, fraqueza, perda de massa muscular, desidratação, cansaço, aumento de colesterol, riscos para desenvolvimentos de doenças cardiovasculares.

A privação de nutrientes específicos e a pratica de jejum interferem com os níveis de alguns hormônios e de substancias que regulam o apetite. Esse desajuste causa respostas indesejáveis.  Entre elas, a redução do metabolismo e do desejo por alimentos que forneçam glicose rápida, como os doces. Além de aumentar as chances da pessoa desenvolver compulsão alimentar.

A melhor dieta é aquela que você conseguirá fazer pelo resto da sua vida. Dieta não é sinônimo de restrição alimentar. Todas as propostas que prometem resultados rápidos fracassam porque não trazem o mais importante: a reeducação alimentar e a mudança de hábitos.

O planejamento de uma dieta se baseia em sua realidade, ou seja, sua atividade ocupacional, suas rotinas, horários, disponibilidade financeira, hábitos, cultura, religião, patologia. Não busque um milagre, ele não existe. Procure sim um profissional para lhe auxiliar e desenvolver a melhor dieta pra você, porque você é único!

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas