Defesa civil
Defesa Civil emite alerta de possibilidade de pancadas de chuva nesta terça-feira
A Defesa Civil de Nova Serrana, emitiu no início da tarde desta terça-feira, dia 29 e outubro, um alerta quanto a possibilidade de pancadas de chuvas no município.
Segundo informado, existe a “possibilidade de pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento, em torno de 50 km/h em Nova Serrana”.
Ainda no alerta a Defesa Civil Municipal salienta que o comunicado vale até 8h de quarta-feira, dia 30 de outubro, e ainda alerta a população quanto aos riscos de ficar em campos abertos, embaixo de árvores, próximos a rede de fiação, ou utilizando aparelhos eletrônicos durante as pancadas de chuva.
Por fim Defesa Civil lembra ainda que a população deve ficar atenta a possibilidades de alagamento em áreas onde ocorrências já foram registradas e em caso de urgência as vítimas devem ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, 193, ou na Defesa Civil 199.
Cemig alerta para risco de acidentes durante tempestades
Com o início do período chuvoso em Minas Gerais, é preciso ficar atento ao risco de acidentes relacionados à energia elétrica. Por isso, a Cemig traz uma série de orientações para a população ficar em segurança durante os temporais.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Demetrio Aguiar, uma das primeiras coisas a se fazer é desligar equipamentos elétricos da tomada, evitando o risco de choques e de queima dos aparelhos. “Ocorre da seguinte forma: durante a chuva, o raio atinge a rede elétrica e chega às residências por meio da fiação, podendo ser conduzido até os moradores”, explica.
O especialista alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano. “O raio causa queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte”, adverte.
As tempestades também podem derrubar postes e romper fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham afastados do local da ocorrência. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve se aproximar ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, orienta Demetrio.
Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecerem dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.
“É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer lá dentro até a chegada da Cemig e Corpo de Bombeiros”, ressalta o engenheiro.
O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.
Outras dicas de segurança
– Em períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena do televisor pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.
– Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que o não estejam conectados na tomada.
– Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados. Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.
– Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levantados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas.
– É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa.
– Evite locais sujeitos a alagamento.