Ciência

Cérebro infectado por verme de cobra pode ser o primeiro de muitos

Publicado

em

Verme de 8 centímetros que parasita cobras foi retirado do cérebro de mulher de 64 anos Foto: David Clode via Unsplash/Hossain M, Kennedy KJ, Wilson HL, et al. Human Neural Larva Migrans Caused by Ophidascaris robertsi Ascarid. Emerging Infectious Diseases. 2023;29(9):1900-1903. doi:10.3201/eid2909.230351
Saída da depuração de anúncios

O anúncio é exibido na página

post atual: Cérebro infectado por verme de cobra pode ser o primeiro de muitos, ID: 96071

Anúncios: PI-30911-FILADÉLFIA (133328)
Grupo de anúncios: Grupo Notícias - topo (7279)

Encontre soluções no manual

Estudo afirma que novos casos de infecções cerebrais em humanos causadas por parasita de pítons podem aparecer globalmente

Uma mulher de 64 anos teve uma lombriga de 8 centímetros, que normalmente parasita cobras, retirada de seu cérebro na Austrália. O estudo relatando o caso foi publicado na mais nova edição da revista Emerging Infectious Diseases. Com informações de Terra.

O verme do tipo Ophidascaris robertsi costuma parasitar pítons. No caso analisado, trata-se de uma infecção zoonótica, ou seja, de origem animal, inédita. Os cientistas alertam na publicação para o risco contínuo de doenças que podem surgir graças ao contato entre os humanos e outras espécies.

“Embora os nematóides O. robertsi sejam endêmicos na Austrália, outras espécies de Ophidascaris infectam cobras em outros lugares, indicando que casos humanos adicionais podem surgir globalmente”, diz o artigo.

A paciente deu entrada em um hospital local em janeiro de 2021. Ela estava há três semanas com dor abdominal, diarreia, tosse seca, febre e sudorese noturna. Com o tempo, seus sintomas evoluíram para esquecimento e depressão e os médicos decidiram encaminhá-la a um acompanhamento especializado.

Uma ressonância magnética revelou anormalidades no cérebro que necessitavam de cirurgia, mas os profissionais envolvidos ainda não sabiam o que seria encontrado durante o procedimento.

“Notamos uma estrutura semelhante a um fio dentro da lesão, que removemos; era um helminto vivo e móvel (80 mm de comprimento, 1 mm de diâmetro)”, diz o relatório.

Verme foi retirado vivo de cérebro de idosa
Foto: Hossain M, Kennedy KJ, Wilson HL, et al. Human Neural Larva Migrans Caused by Ophidascaris robertsi Ascarid. Emerging Infectious Diseases. 2023;29(9):1900-1903. doi:10.3201/eid2909.230351

 A hipótese é que a paciente tenha sido infectada ao tocar em vegetação nativa próxima a um lago habitado por pítons. Acredita-se que as fezes de uma cobra possam ter contaminado a grama, que foi tocada pela paciente ou ingerida acidentalmente por ela.

A idosa precisou passar por um tratamento para prevenir a proliferação de larvas por outros órgãos do corpo, como o fígado. Apesar da falta de precedentes no tratamento da infecção, a paciente se recuperou bem e é monitorada regularmente.

Saída da depuração de anúncios

O anúncio é exibido na página

post atual: Cérebro infectado por verme de cobra pode ser o primeiro de muitos, ID: 96071

Anúncios: PI-30911-FILADÉLFIA (133328)
Grupo de anúncios: Grupo Notícias - final (7281)

Encontre soluções no manual

Tendência

Sair da versão mobile