Conecte-se Conosco

Geral

Cemig orienta população a ter cuidado com uso de celulares conectados a rede elétrica

Publicado

em

Aparentemente inofensivos, os celulares, tablets e notebooks podem provocar choque elétrico, incêndios e explosões

Se você passa parte do seu dia utilizando equipamentos eletrônicos moveis, como os gadgets tenham cuidado, apesar de serem diários, os utensílios podem provocar acidentes e causar danos aos aparelhos e usuários.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMG,  apesar de celulares, tabletes e notebooks serem populares, esses aparelhos requerem cuidados para evitar possíveis acidentes com a rede elétrica.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Demetrio Aguiar, da Cemig, o uso desses aparelhos, enquanto estiverem sendo recarregados, podendo ocasionar superaquecimento da bateria e dos componentes internos, o que pode resultar em explosão ou danos irrecuperáveis ao dispositivo e até mesmo acidentes que podem causar ferimentos em usuários.

A Cemig alerta ainda para o uso de carregadores não originais. Segundo Demetrio os utensílios também podem danificar os aparelhos, já que sua produção não atende aos padrões internacionais exigidos pelos fabricantes dos aparelhos. Até por isso, eles têm um preço bastante atrativo mas não trazem segurança no uso. “Os carregadores ‘piratas’ são relativamente mais simplificados e alguns itens importantes para a segurança dos usuários são inexistentes. Nos casos em que o carregador apresenta defeito, há o risco de a tensão de entrada, que é de 127 ou 220 volts à saída, passar dessa normalidade, podendo energizar e danificar o aparelho, ocasionando, ainda, choque elétrico, explosões e princípios de incêndio. Por isso, o ideal é desconectá-los do carregador ao atender chamadas ou enviar mensagens”, afirma.

O técnico da Cemig dá ainda algumas dicas quanto a carregamento que deve ser feito com o aparelho sobre uma superfície lisa e bem ventilada, livre de materiais combustíveis como tecidos de toalhas de mesa, cortinas, forração de sofás, entre outros. “Em caso de princípio de incêndio, tais materiais queimarão com facilidade e propagarão as chamas a outros cômodos da casa ou do apartamento”, alerta.

Por fim Demetrio Aguiar destaca também que os dispositivos móveis devem ser evitados em alguns ambientes. “O uso desses aparelhos nos banheiros e cozinhas é ainda mais preocupante, pois esses locais contêm água nas pias, lavatórios e vasos sanitários. Se o aparelho entrar em contato com água, ele pode danificar-se e, caso esteja conectado ao carregador, até provocar choque elétrico nas pessoas que o manuseiam”, finaliza.

A Cemig também alerta a população quanto ao uso dos equipamentos durante as tempestades. A companhia recomente que o uso do aparelho nessas circunstancias só devem ser feitos caso o aparelho não esteja conectado ao carregador e a rede elétrica.

Publicidade
Publicidade

Política