Conecte-se conosco

Economia

Brasileiros devem mais e pagam menos em janeiro de 2019

Avatar

Publicados

em

Endividamento e inadimplência sobem de dezembro para janeiro em 2019, mas número de populares que se declaram sem condições de pagar as dividas diminui em comparação a 2018

O comercio começou o ano de 2019 com uma notícia nada agradável, segundo mostra o levantamento do percentual de famílias com dívidas (com atraso ou não) no, o brasileiro está com mais dividas e com maior índice de inadimplência em 2019.

Segundo o índice subiu de 59,8% em dezembro de 2018 para 60,1% em janeiro deste ano, o numero de brasileiros com dívidas e ainda, aparcela de inadimplentes, ou seja, aqueles com dívidas ou contas em atraso, também cresceu no período de 22,8% para 22,9%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, dia 05 de fevereiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a CNC, no entanto, a piora dos indicadores na comparação mensal não compromete a expectativa de evolução da economia.

Segundo a economista Marianne Hanson, da CNC, as taxas de juros em patamares mais baixos constituem fator favorável a esse resultado, e as famílias brasileiras também se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento.

Comparação com 2018

Apesar do crescimento constatado dos índices o mercado tem a boa perspectiva quando comparado o mesmo período de 2018. De acordo com o índice houve queda em ambos os indicadores, já que naquele mês a parcela de endividados era de 61,3% e o percentual de inadimplentes era de 25%.

Houve ainda uma queda quanto a população que se declara sem ter condições de pagar contas, passando de 9,5% em janeiro do ano passado para 9,1% em janeiro deste ano.

Mais lidas