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Bem vindo à era do cliente

Dênio Benfica

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Hoje já não basta mais ter bons produtos e preços competitivos para deixar o cliente mais feliz. Com o mercado cada dia mais competitivo e dinâmico, as empresas precisam ficar atentas e investir cada vez mais no relacionamento com o cliente, em dar voz ativa para o mesmo.

Nos últimos artigos falei muito sobre isso, não é mais do mesmo. Mas sim, dar ênfase há algo muito importante para as empresas, é sobre valorizar o que realmente importa.

Várias vezes já vi movimentos para ajudar o comércio local, ajudar os pequenos. Eu gosto desses movimentos e até mesmo já apoiei um deles.

De nada adianta ter o movimento para ajudar o comércio local ou ajudar os pequenos, se eles mesmos não se ajudarem. Se eles não se prepararem mais e melhor, se eles não investirem em inovação e melhoria, se eles não se adaptarem às novas exigências dos consumidores, se eles não treinarem suas equipes, se eles não fizerem a parte deles.

Não adianta atrair o cliente e não retê-lo. Não adianta atrair clientes e quando os mesmos chegarem até os estabelecimentos serem mal atendidos, ou os (as) vendedores (as) estarem com cara fechada, não receberem os clientes bem, não ouvirem os clientes.

Os negócios tem que se preparar para fidelizar os clientes, para ter recorrência, só se consegue isso quando encantamos os mesmos, quando entregamos além do que foi combinado, quando superamos as expectativas dos clientes.

Agindo assim, é possível transformar cliente em fãs da sua marca, do seu produto ou serviço. Quando o foco do seu negócio é no cliente, você tem que pensar e ter produtos e serviços para seus clientes e não clientes para seus produtos e serviços.

As estratégias têm de ser pensadas e executadas com o cliente no centro de tudo. Quando o cliente se sente valorizado, se sente importante, ele se torna fiel, ele se fideliza a sua empresa. Quer fazer seu negócio crescer ainda mais? Dê importância ao cliente, crie um setor de relacionamento com o cliente, invista em quem investe em você.

Lembre-se, o cliente é e sempre será responsável pelo crescimento ou falência do seu negócio. Identifique e atenda suas necessidades. Seja feliz e tenha muito sucesso!

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo no @deniobenfica ou (37) 99145-9936.

Eu sou Dênio Benfica, Desenvolvedor de pessoas e negócios. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

DÊNIO BENFICA é especialista em Soluções Criativas para Gestão de Negócios

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