Conecte-se conosco

Colunistas

Vontade de comer doce após o almoço

Mariele Lacerda

Publicados

em

Você sente vontade de comer um docinho após o almoço? Saiba que essa vontade é muito comum e pode ocorrer por diversos fatores como, comportamentais, genéticos, neuronais e fisiológicos.

Uma explicação é que quando consumimos o doce, ativamos o sistema de recompensa no cérebro por estímulo da dopamina. O sistema de recompensa é um mecanismo que o cérebro recebe quando detecta sensações de prazer. Se este sistema for mais ativado na infância, a busca pelos fatores que geram recompensas tende a ser maior. E isso é bastante comum. Afinal, quem não recebeu um pirulito após tomar vacina ou chocolate após ter se comportado bem?

A escolha por alimentos doces no período após o almoço, justamente quando já estamos saciados parece estar relacionado com este mecanismo cerebral de recompensa e são agravados sob estresse, especialmente em indivíduos obesos e com gordura na região visceral.

Dietas muito restritivas também estão associadas ao aumento do estresse e consequentemente o aumento do desejo por doces.

Outro fator que explica a necessidade de consumir doce após o almoço é a qualidade das refeições anteriores. O consumo de carboidratos de baixa carga glicêmica (frutas, aveia, iogurte, tubérculos) no período da manhã é muito importante. Excluir totalmente esses alimentos pode provocar redução da glicemia durante a manhã, desta forma, o desejo por doces é um mecanismo compensatório fisiológico para elevar a glicemia.

O consumo de carboidratos complexos, que são ricos em fibras (cereais integrais, aveia, frutas com cascas, feijão, lentilha, grão de bico, verduras, legumes) ajudam a inibir a vontade por doces.

Sugestões:

– Consumir carboidratos de baixa carga glicêmica no período da manhã (frutas com cascas, aveia, iogurte, tubérculos);

– Ter um almoço tranquilo, com o mínimo de estresse possível;

– Mude o alimento da recompensa: troque o doce por um cafezinho ou por um chá, ou exponha a boca à um sabor refrescante (escove os dentes logo em seguida ou chupe uma bala de menta sem açúcar);

– Alguns fitoterápicos reduzem muito a vontade por doces, mas estes devem ser prescritos por nutricionista. Portanto procure sempre auxilio de um profissional!

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas