Conecte-se conosco

Colunistas

Vetos do executivo – Reforma administrativa – Hospital Dias

Welder Gontijo

Publicados

em

VETOS DO EXECUTIVO – REFORMA ADMINISTRATIVA – HOSPITAL DIA

De volta aos trabalhos após o recesso legislativo, ocorreu na última terça-feira a 24ª reunião ordinária da Câmara de vereadores de Nova Serrana.  Por uns, aguardada com ansiedade tendo em vista que a última reunião ordinária antes do recesso foi tomada por tensão em virtude da possível cassação do vereador Willian Barcelos.

 PAUTA TRANQUILA

Se na reunião anterior os nervos estavam à flor da pele, na reunião da última terça-feira o clima era de tranquilidade. Pauta amena, sem projetos polêmicos, cortesia entre os edis e bom debate, o que culminou em uma reunião de quarenta e cinco minutos.

 VETOS DO EXECUTIVO

Como dito, se na reunião inaugural o clima era amistoso, o mesmo não podemos afirmar que para todo o semestre em curso assim será. Foram recebidos do executivo municipal nada mais nada menos que sete projetos de lei de autoria do legislativo municipal, todos rejeitados, como já previstos por vícios de iniciativa, ausência de impacto orçamentário, competência, etc.

PROMESSA DE REFORMA ADMINISTRATIVA

Comenta-se que o projeto de lei que prevê a reforma administrativa no âmbito municipal será entregue à Casa Legislativa ainda neste mês de agosto. Prevê-se que sem uma discussão prévia entre técnicos e autoridades políticas para melhor entendimento, corre-se o risco de além de longo tempo para aprovação uma grande possibilidade de desgaste entre os envolvidos. O conteúdo do referido projeto ainda é desconhecido não podendo se afirmar a principio quais medidas serão tomadas, se o alto escalão será alcançado e caso seja, como será.

 PASSARELA DE GAMAS, MOREIRAS E VEREDAS

Anunciado pelo executivo que as passarelas de Gamas, Moreiras e do bairro Veredas da Serra, serão construídas. No anúncio que destaca a implantação das citadas passarelas não informa quando as obras serão concluídas, relatando que a construção se dará com recursos próprios oriundos de vendas de áreas institucionais, repetindo os meios utilizados por gestões passadas.

 PONTE DO JARDIM DO LAGO

Graças a cobrança de boa parte da imprensa local foi retirada a pinguela ao lado da ponte que está sendo reconstruída no bairro Jardim do Lago. A pinguela retirada apresentava alto risco de acidentes aos que se aventuravam em atravessa-la. Afixada também a placa obrigatória em obras publicas a qual dentre outros, informa os valores empenhados na obra, prazo, origem dos recursos e responsável técnico. Informações obtidas no próprio site do executivo davam conta de que a obra seria entregue a principio somente em dezembro/2018, com a instalação da placa a data de entrega foi reduzida para agosto/2018.

 HOSPITAL DIA E ESCOLA DE GAMAS

Aguardado com grande expectativa pela população de Gamas a entrega da nova escola municipal. Iniciada pela gestão anterior, segundo informações, a escola já apresentava aproximadamente 65% de suas obras concluídas e que se encontram paralisadas. Também com muita expectativa é aguardado o inicio dos atendimentos médicos do Hospital Dia. A princípio seu funcionamento se daria no inicio de junho/2018, transcorrido dois meses o hospital ainda não iniciou efetivamente suas atividades.

 TRÂNSITO MUNICIPAL

Com a criação da superintendência de transito municipal alguns trabalhos começaram a ser realizados na cidade, especialmente na região central. Alterações de pontos de ônibus, estacionamento de carros e motocicletas ocorreram em diversos locais. Presenciada por algumas vezes a ação de policiais e agentes de trânsito notificando ‘infratores” o que tem gerado desconforto em alguns desatentos. Em virtude das recentes alterações e das possíveis ações vindouras, deixamos a sugestão para que uma campanha educativa e especialmente informativa fosse implementada na região, com prazo razoável, antes de se emitir as notificações de trânsito. Os dias atuais não tem permitido dissabores com gastos adicionais, acreditamos que com uma boa campanha de orientação, afixando  previamente faixas informando sobre a alteração de trânsito que ocorrerá naquela região, o processo de reestruturação do trânsito será menos desgastante.

LACERDA TEM O TAPETE PUXADO

Viajando há mais de dois anos por todo o estado de Minas, se consolidando como a terceira via ao governo Márcio Lacerda, teve seu tapete puxado pela executiva nacional do PSB. Somente próximo à convenção que definiria seu nome como candidato ao governo do estado, recebeu o pré candidato a noticia de que estaria impedido de disputar o governo de Minas em virtude de um acordo celebrado entre a executiva nacional do PSB e PT. Inconformado com a decisão não restou outra alternativa a Lacerda senão invocar seu suposto direito a apreciação da justiça eleitoral.

 JAIME SENADOR, GOVERNADOR OU VICE-GOVERNADOR?

As disputas em Minas ainda apresenta certa nebulosidade. Jaime Martins, filho da terra, que a principio seria candidato a vice-governador na chapa de Márcio Lacerda, em convenção do seu partido PROS foi aprovado para disputar o cargo de governador. Realizada a convenção do PSB (sub judice), a Jaiminho foi definido que disputaria o Senado da Republica, não mais o cargo de vice ou governador. Nos bastidores, a quem afirme de pés juntos que a medida trata-se de uma estratégia para manter o grupo unido. Caso Márcio Lacerda obtenha judicialmente o direito de concorrer, o cenário não se alteraria, caso Márcio não seja feliz em seu pleito judicial, Jaiminho seria elevado ao posto de vice de Adalclever Lopes (MDB), mantendo unido o grupo que acompanha Lacerda, formando a chapa estadual.

 LULA CANDIDATO

Definidos presidenciáveis e seus vices chama muita atenção à possibilidade ou não de disputa do ex-presidente Lula. Em todas as pesquisas, mesmo estando preso em Curitiba, tem mostrado o ex-presidente bom desempenho. Certamente uma das estratégias do PT será manter o nome de Lula pelo maior tempo possível na corrida. Caso o presidenciável recluso não possa mesmo concorrer ao cargo, possivelmente Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo deverá ser alçado ao posto de candidato a presidente, tendo ainda como companheira a vice Manuela D’Avila do PC do B do Rio Grande Sul.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas