Conecte-se conosco

Colunistas

Sejam bem vindos a era do compartilhamento

Dênio Benfica

Publicados

em

Caro leitor, você é do tipo de pessoa que compartilha coisas? Que acredita na relação ganha- ganha? Ou é do tipo que prefere ganhar sozinho? Estamos vivenciando uma mudança de era. A era digital está ficando para trás, dando início a era da participação e do compartilhamento.

Antes, nosso grande dilema era entender o que a tecnologia poderia fazer pelas pessoas. Hoje em dia mudamos de perspectiva, o que as pessoas podem fazer com a tecnologia? Saímos da era da informação e adentramos na era do compartilhamento.

Seria o fim das limitações? Das separações delimitadas por fronteiras, departamentos, raças, sexo, crenças, religião? Não acredito que totalmente isso, mas vejo que estamos caminhando rumo a esse cenário, a fase das ideias globais, da união de povos em prol de um mundo melhor e sustentável.

O mundo esta repensando sua forma de usar os recursos disponíveis, uma vez que sabemos que o mesmo não é mais autossuficiente. É preciso repensar os modelos de negócios, a competitividade, o estilo de vida, a continuidade do planeta e enxergar as novas possibilidades que estão surgindo no mercado, enfim, os pilares de um novo padrão de vida baseado em conceitos socioambientais.

Devido à correria do dia a dia, em que o bem mais escasso das pessoas é o tempo cronológico, mesmo assim ainda existem pessoas que encontram tempo para compartilhar. A tecnologia favoreceu e favorece muito esse processo de compartilhamento.

Nesse novo cenário, resolveremos o dilema da colaboração, cooperação versus a competição, o individualismo e passaremos a gerar mais riquezas a partir do conhecimento da sociedade, do envolvimento e participação das pessoas. Exemplos do atual cenário que estamos vivendo são os inúmeros coworkings (local de trabalho compartilhado com outras pessoas para fins variados) existentes, as diversas formas de transporte coletivos, uber pool (app), blá blá car (app), transporte público e outros, hospedagens compartilhadas, pessoas que alugam quartos de suas casas ou até a casa toda para outras pessoas se hospedarem e dividirem os custos como é o caso do Airbnb (app ou site especializado em aluguel de quartos, casas ou apartamentos compartilhados) e dos hostels.

Acabou o tempo em que pra um ganhar os outros tem que perder. Estamos no momento de darmos as mãos, é hora da gente se unir, alongarmos nossos braços e juntos fazer acontecer essa transformação que o mundo tanto necessidade. A economia de compartilhamento não está mudando apenas as leis de oferta e procura, mas também nossa relação com os bens materiais e principalmente nossas relações pessoais.

Com essas pequenas ações de compartilhamento podemos reduzir significativamente a emissão de gás carbônico na atmosfera, podemos melhorar a qualidade de vida, podemos ter uma vida financeira mais equilibrada, podemos produzir mais resultados com menos esforços. É de fato a tecnologia nos conectando em uma escala global, mudando nossos valores outrora esquecidos pelo individualismo e nos mostrando o caminho de dias melhores. Agora é nossa vez, vamos fazer a nossa parte.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas