Conecte-se conosco

Saúde

Projeto Amor é apresentado como ação exemplar pelo Cosems

Publicados

em

Um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi exposto como ação bem sucedida junto ao Conselho dos Secretários de Saúde Municipais de Minas (Cosems) para as mais de 28 regiões de saúde de Minas Gerais as quais são englobadas no conselho.

O  Projeto Amor (Acolhimento ao Morador de Rua) foi criado e aplicado por Sarah Rocha Dessimoni, Isaura Ferreira Rolim, Edna Mara Mendonça, Maurilio Oliveira, e acontece por meio da união de esforços entre as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Antônio Ferreira e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Projeto

A ação que promove uma intervenção junto a um público fragilizado como moradores de rua, também discutiu e abordou o aumento da População em Situação de Rua (PSR) em nova Serrana e qual a forma de abordagem e gestão do cuidado devem ser empregadas com as pessoas que tem a rua como local de moradia.

Entre as ações propostas e ofertadas são realizados o acolhimento com café da manhã, atualização cartão de vacina, higienização, consulta médica, testes rápidos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, atendimentos multiprofissionais e almoço, buscamos inseri-los no convívio com a sociedade e até mesmo no mercado de trabalho.

De acordo com Sarah Rocha Dessimoni, Coordenadora da Atenção Primária em Nova Serrana, as ações acontecem uma vez a cada 40 dias, no PSF Antônio Ferreira no bairro Planalto.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, “o reconhecimento destas ações mostram que a atenção e os esforços para a humanização do atendimento e uma atuação mais ampla da saúde municipal tendem a colocar nossa cidade em destaque pela qualidade e participação junto a população”. Disse a secretária.

Gláucia ainda afirmou se orgulhar deste e de outros trabalhos criados e desenvolvidos pela equipe da saúde municipal. “Tenho orgulho e satisfação do comprometimento e trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe. Projetos assim mostram que estamos no caminho certo, e apesar da crise vivenciada, o emprenho, dedicação e compreensão social dos profissionais da saúde nos dão as ferramentas necessárias para superarmos quaisquer problemas e proporcionarmos uma saúde pública humanizada e qualificada para a população”, finalizou a secretária.

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas