Conecte-se conosco

Colunistas

Profissional X amador

Dênio Benfica

Publicados

em

Você se considera um profissional ou um amador? O que difere um do outro?

Profissionais e amadores existem em todos os níveis e em todas as organizações, em algumas empresas em maior quantidade e outras em menor. Já conheci pessoas que se diziam profissionais, mas que tinham atitudes e resultados de amadores e já conheci amadores que estavam atuando no nível profissional. Mas o que é ser profissional? A maioria das pessoas pensa que ser profissional é ter dinheiro. Isso faz parte e vem como consequência sobre o bom desempenho e resultados que os profissionais geram. Quando se trabalha em alto nível, além de dinheiro o sucesso também vem e a alta performance é alcançada.

E se você empresário acha que custa caro um profissional, é porque não sabe quanto custa um amador! Reflita sobre essa afirmação.

O profissional é consistente, ele não está jogando no jogo do curto prazo. O profissional pensa no longo prazo, evoluir dia a dia, subir de nível. Está sempre de mente aberta, mudando de dentro para fora, se adapta aos mais diversos ambientes, está comprometido com o todo e não apenas com as partes. Quebra os padrões, pensa e age de forma diferenciada. O profissional faz diferente de todos, busca fazer tudo que deve ser feito com excelência, a partir disso seu padrão se torna outro. O profissional torna o excelente em normal, nesse nível a inovação chega e os resultados são potencializados. Quanto mais eu trabalho, mais meu trabalho fica bem feito, mais eu subo meu nível de assertividade e de gerar resultados.

Já o amador está satisfeito em ser médio, está satisfeito com o ok, está bom assim. O amador se contenta com o bom, o bom é inimigo do ótimo. Hoje o mercado não tem mais espaço para amadorismos. Estamos em uma era muito competitiva. Onde quem não se adaptar será extinto do mercado. O amador é aquela pessoa que conhece o suficiente para executar um trabalho intermediário.

Pergunto a você caro leitor. Quando vai contratar alguém, quando vai a um médico, em um dentista ou comprar alguma coisa para você ou sua família, você busca pelo melhor? Pelo mais barato? Pelo mais acessível? Você contrataria para fazer uma reforma em sua casa um pedreiro “meia boca”, que trabalha como tal apenas em finais de semana? Sei que não existe, mas você levaria alguém da sua família em um médico que atende apenas finais de semana? Que executa a profissão para ganhar um extra? Sendo esse atendimento um bico como complemento de renda? Ou você busca pelo melhor? Por um profissional que tem boas recomendações?

Veja bem. A capacidade de bater ponto todo dia, cumprir a jornada de trabalho diário, semanal, mensal, anual, se manter dentro dos prazos estipulados, ter uma rotina pré-estabelecida é tão valiosa que te motiva? Viver nesse nível te desafia? Agindo assim você consegue entregar seu máximo potencial? Utilizar toda sua capacidade física e intelectual? Você está sendo a melhor pessoa, o melhor profissional que você pode ser? Ou você está se poupando? Se poupando para quem? Para o que? Para quando? E se esse momento que você tanto espera não chegar? Você esta perdendo a chance de ser e viver a melhor pessoa e profissional que você pode ser.

E você, de que lado está? Quer estar no grupo dos que geram ótimos resultados (profissionais) ou dos que geram bons resultados (amadores)? Mais uma vez pergunto. Você é um profissional ou um amador?

Mas então, como saio do amadorismo e entro no profissionalismo? Tendo intenção e ação, pensando e agindo de forma diferenciada.Insanidade é pensar que você terá resultados diferentes agindo da mesma forma de sempre. As pessoas não mudam por que você quer, elas só mudam quando elas querem, quando elas enxergam essa necessidade de mudança. Em muitos casos que conheço essa mudança só acontece depois de uma perda ou uma dor. O mundo está repleto de amadores. E você, quer ser um profissional ou um amador?

Esse é o melhor momento da história para se tornar um profissional!

Esse contexto profissional faz sentido para você?

A mudança que você quer está na decisão que você toma.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas