Conecte-se conosco

Administração

Presídios do Centro-Oeste participam de censo sobre número de detentos em MG

Avatar

Publicados

em

O presidio de Nova Serrana, juntamente com as demais unidades prisionais que integram a 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Minas Gerais, vão participar de um censo realizado pela Secretaria de Administração Prisional (Seap) que visa contabilizar o número de detentos em todo o estado.

Segundo as informações divulgadas pelo portal de notícias g1, a Seap informou que todas as 197 unidades prisionais administradas pelo Estado participam do levantamento, que foi oficialmente iniciado na última semana.

Conforme apurado a 7ª Risp atua em 51 municípios do centro-oeste mineiro que estão sobre a abrangência da 7ª Região da Polícia Militar e do 7º Departamento de Polícia Civil na região Centro-Oeste de Minas.

O senso apontara efetivamente a situação das unidades prisionais da região, sendo que as unidades de Nova Serrana, Divinópolis, Formiga, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu, Carmo do Cajuru e Oliveira antes mesmo do senso já apontam uma superlotação constatada.

Nova Serrana

Em reportagem deste Popular, veiculada no ano passado (confira clique aqui), foi informado pelos diretores da unidade na época, que o presídio de Nova Serrana tem capacidade de 111 detentos, o que significa aproximadamente sete presos por sela, contudo a unidade está com 225 presos, o que representa pouco mais do que o dobro de sua lotação sendo aproximadamente 14 presos por sela.

A pedido do ministério público o presidio foi interditado para recebimento de detentos de outras comarcas, e uma ampliação vinha sendo realizada, visando a construção de mais duas selas.

Brasil

Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a taxa de ocupação dos presídios no Brasil chega a 175,82%.

Esses números ainda são ampliados , segundo o CNMP,  mais de um terço das 1.456 unidades prisionais registraram mortes no período de março de 2017 a fevereiro de 2018.

Somente em Minas Gerais, os 237 estabelecimentos penais, contabilizam uma capacidade de 43.306 vagas para detentos, no entanto, atualmente o sistema prisional em Minas Gerais abriga quase 73.500 detentos.

A taxa de ocupação dos presídios mineiros é de 169,72% conforme dados de 2017. No mesmo ano, foram registrados 2.139 fugas, 903 presos vítimas de lesão corporal e 60 maus-tratos praticados por servidores.

Publicidade

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas