Conecte-se conosco

Colunistas

Por que investir em pessoas?

Dênio Benfica

Publicados

em

Ao longo dos anos diversas nomenclaturas foram criadas para definir os profissionais que trabalham nas empresas, algumas delas: empregados, trabalhadores, contratados, colaboradores, assalariados, operários, funcionários e algumas outras mais que possa vir a ter. Mas há pouco tempo me deparei com uma definição que considerei a mais apropriada, investidores.

Nesse artigo, sempre quando for me referir a funcionários, usarei essa terminologia “investidores”. Refleti muito sobre essa definição. Por que alguém definiria profissionais como investidores? Pois são esses profissionais que investem a maior parte de seu tempo executando processos, serviços, criando produtos e fazendo com que ganhem forma nas empresas, também estou ciente de que eles são remunerados por isso. Só que, assim como as empresas podem escolher os BONS profissionais, os BONS profissionais também podem escolher as empresas.

Qual é o ativo mais valioso de uma empresa? Existem empresas que não necessitam de pessoas? Respondendo as duas perguntas. A primeira resposta seria capital intelectual.

Reflita comigo, não são os clientes que vêm em primeiro lugar, são os investidores. Portanto, se sua empresa cuida dos investidores, eles cuidarão dos clientes. E a segunda resposta seria não, não existe empresas que não necessitam de pessoas em algum momento. 100% dos clientes são pessoas. 100% dos investidores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.

Chiavenato afirma “eu não conheço nenhuma empresa que cresceu sem desenvolver sua equipe. A empresa só se desenvolve na medida em que desenvolve seu pessoal”. Investir em pessoas é criar um futuro melhor e trás muitos benefícios para as empresas, aumenta à competitividade e produtividade, ajuda na retenção de talentos e motivação da equipe, ajuda na construção de um ambiente agradável, melhora engajamento do trabalho em equipe e dos pares. Profissionais bem treinados geram melhores resultados.

Já pensou na possibilidade de transformar todo potencial de sua equipe em potência? Já imaginou o quanto os resultados do seu negócio podem decolar? Caso você não tenha esse hábito de investir em pessoas, tenha dúvida em quais pessoas investir, tenha medo de investir nos profissionais e depois eles abandonarem sua empresa, você pode estar correndo um sério risco.

Bom, esse caminho de investir em pessoas realmente não é fácil, mas é o caminho a ser seguido e o retorno é garantido. Deixo aqui uma dica para você empresário (a) começar a quebrar algumas crenças. Comece com mini hábitos de treinar a capacitar sua equipe e seus investidores, veja os resultados gerados após os profissionais serem treinados e orientados da forma certa. O mini hábito irá te ajudar a vencer essas dúvidas.

Albert Einstein tem uma citação que diz o seguinte: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, convido você empresário a adotar em sua empresa um modelo de educação corporativo ou empresarial de desenvolvimento e capacitação de seus investidores. Caso contrário não fique esperando que eles conquistem resultados diferentes do que já vem sendo apresentados. Reflita sobre esse investimento.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas