Conecte-se conosco

Meio ambiente

População passa a receber alertas de desastres naturais

Publicados

em

Já disponível em nove estados, serviço gratuito de mensagens por SMS será estendido a todo o país no próximo dia 26

Moradores do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins já podem se cadastrar para receber mensagens de alerta de desastres naturais por SMS. O sistema de mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais, alagamentos, perigo de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos foi desenvolvido pela Anatel em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel

Segundo a agência, o serviço não tem nenhum custo para o cidadão nem para o governo. No Brasil, 2.406.102 pessoas já utilizam o serviço. Até o momento foram emitidos 67.536 alertas e enviadas 51.404.495 mensagens de texto a usuários dos estados participantes – Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom.

A convocação para que os moradores participem do programa é feita pela seguinte mensagem enviada aos celulares da população: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. O usuário pode cancelar o recebimento das mensages no momento em que desejar.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas