Conecte-se Conosco

Calçados

Plataforma digital da Abicalçados tem crescimento de negócios em 200% no último ano

Publicado

em

Em meio a crise a capacidade de se encontrar soluções e investir no desenvolvimento da indústria são características de empreendedores e de órgãos que mantem um setor aquecido e se tratando de calçados, uma ação inovadora da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) há três anos trazendo bons frutos.

Criada em 2015, a plataforma digital BrazilianFootwear.com, que possibilita o contato direto entre fabricantes de calçados brasileiros e compradores nacionais e internacionais cresceu cerca de 200% no último ano.

A ação que até então era inédita no setor calçadista nacional, a iniciativa é gerida pela Abicalçados e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo a Abicalçados, atualmente são 85 marcas brasileiras e mais de 1,6 mil compradores ativos de 168 países, com destaque para Estados Unidos, Itália, Colômbia, Rússia, Portugal, França, China, Índia e Alemanha utilizam os serviços da plataforma digital para realizarem negócios.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que a ferramenta vem possibilitando o incremento das exportações de calçados com marca própria, mote do programa Brazilian Footwear. “A plataforma vem ao encontro de uma tendência de modernização nos modelos de negócios, aproximando e iniciando as negociações, com confiabilidade, entre marcas brasileiras e compradores dos principais mercados do mundo”, comenta Paola.

 Funcionamento

Funcionando no domínio www.brazilianfootwear.com, a iniciativa oportuniza o start das negociações entre o importador e a empresa cadastrada, gerando negócios relevantes para as exportações nacionais de calçados.

Paola explica que as marcas participantes, que devem ser associadas à Abicalçados e ao programa, recebem login e senha e podem personalizar e atualizar sua página a qualquer momento.

Já os compradores interessados em conferir os calçados disponíveis se cadastram na plataforma e devem solicitar autorização a cada marca para visualizar as informações completas da empresa e seus produtos. Em contrapartida, a marca cadastrada recebe as informações completas dos compradores.

Ainda segundo informado, além da plataforma virtual, o Brazilian Footwear promove uma série de ações no mercado brasileiro e internacional, com o objetivo de incrementar as exportações de calçados verde-amarelos. Em 2017, as empresas associadas responderam por mais de 80% do total gerado com exportações do setor (US$ 1,09 bilhão).

Publicidade
Publicidade

Política