Conecte-se conosco

Colunistas

Piscinão do Calçado – Reajuste do servidor público – Prisão do ex-presidente Lula

Welder Gontijo

Publicados

em

PISCINÃO DO CALÇADO

Para todos nós que há anos moramos em Nova Serrana, sabemos que em dias de chuva de grande intensidade, a região conhecida por Jardins do Lago (inclui-se também o Cafezal) tem se tornado um motivo de grande preocupação para moradores, comerciantes e administração pública.

INUNDAÇÕES – Fato é que, se por acaso São Pedro resolver abrir as torneiras a “turma da região coloca as barbas de molho”. As águas que entram nas residências, indústrias, comércios e a lama deixada para trás tem trazido além da preocupação, prejuízos aos atingidos.

Pensando em resolver ou atenuar o problema, o vereador Professor Willian, propôs na 5ª reunião ordinária da câmara municipal a instalação de uma ou mais bacias de contenção, popularmente conhecida por “piscinão”.

Sensível ao sofrimento, aflição e perdas que os atingidos da região têm passado nos últimos tempos, o vereador destacou na última reunião, que a proposta foi apresentada ao secretário municipal de obras para que pudesse ser colocada em prática.

As águas que inundam o Jardins do Lago e adjacências, conhecidamente, vêm da serra da capelinha, que em dias de chuvas intensas, além do grande volume, ganham uma força incrível.

MILHÕES DE REAIS – A instalação de barragens para conter esse volume de água é sim uma opção a ser estudada, porém sua edificação teria que acontecer em local estratégico, fazendo valer seu propósito. O município não possui áreas institucionais nesses locais. Somados os gastos de compra ou desapropriação de terrenos, estudos de viabilidade e impacto ambiental, mais as obras das barragens, as cifras somariam milhões de reais, o que poderia inviabilizar o projeto.

OUTRA ALTERNATIVA, seria a drenagem dessas águas bem no alto da serra, fazendo com que esse volume excessivo fosse escoado por manilhas de grande porte desaguando em diversos pontos do leito do nosso córrego, diminuindo sensivelmente o valor investido. Seria, por que no meio político existe um jargão de que “a obra que é feita debaixo da terra não é vista e se não é vista não dá votos”, enquanto isso os problemas vão se agravando e a população sofrendo.

 REAJUSTE DO SERVIDOR MUNICIPAL

Na mesma reunião ocorreu a votação do reajuste do servidor municipal do executivo. Os vencimentos dos servidores municipais da educação foram reajustados em 6,8%, enquanto o restante tiveram 2,07% de reajuste. Ocorreram diversas manifestações pelas redes sociais, na maioria afirmando que o reajuste engordaria ainda mais o salário do prefeito, secretários, sobrando até para os vereadores e servidores do legislativo municipal, que sequer tiveram seu projeto de lei apreciado pela casa.

REDES SOCIAIS – O desconhecimento por arte de alguns do procedimento legal para que o servidor, tanto do executivo quanto do legislativo tenha seus vencimentos reajustados ou não faz com que ondas de informações pouco verdadeiras multipliquem-se, principalmente pelas redes sociais, gerando desconforto às partes.

Entendo ser mais que merecido o reajuste de 2,07% e 6,08% ou até mais, precisamos valorizar nossos servidores para que estejam mais motivados, retribuindo com serviços mais qualificados e ágeis.

“ALGUM CHEGADO” – Por outro viés é preciso especial atenção aos cargos comissionados, na maioria das vezes escolhidos a dedo e/ou indicados por “algum chegado”. Não é raro que nesses cargos tenhamos servidores pouco capacitados, altamente remunerados e com uma produtividade extremamente baixa, não justificando sua contratação e impactando excessivamente a folha de pagamento do município.

PRISÃO DO EX PRESIDENTE LULA

Parece estar cada vez mais próxima a prisão do Ex Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Condenado a 12 anos e 1 mês a prisão, em regime inicialmente fechado, o Ex Presidente e sua militância já tem demonstrado que não será fácil reverter a situação.

INEVITÁVEL – O discurso que antes apontava que a nossa justiça é falha, nesta semana tem dado lugar a um sentimento de que a prisão será irreversível. Lula já pediu ao Tribunal que seja avisado com antecedência de sua prisão, dando mostras de que já está se preparando para uma temporada de reclusão.

ELEIÇÕES – Lula mesmo preso pode recorrer ao STJ e STF e ainda assim disputar as eleições presidenciais sub judice. É Inquestionável que o Ex Presidente sabe lhe dar muito bem com as situações, mesmo embaraçosas. Possivelmente preso, Lula  utilizará deste argumento  (caso ocorra), lançando  sua candidatura a presidência em agosto, se passando por vitima, com discurso de que foi injustiçado. Restará saber se ao final do período eleitoral o Ex Presidente terá condições de elegibilidade ou passará a disputa para um “companheiro”. Vamos aguardar.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas