Conecte-se conosco

Infra-estrutura

Parque Municipal será implantado no bairro Itapuã

Publicados

em

Projeto de desenvolvimento está em andamento e área com mais de 18 mil m² contará com pista de cooper, lagoa, área gramada e até quiosques para uso da população

Pensando em preservar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e entendendo a responsabilidade dos governos municipais em contribuir para a melhora na qualidade de vida da população a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Serrana elaborou um projeto de recuperação da APP localizada no bairro Itapuã, com a criação de um Parque Municipal.

Segundo informado pela comunicação da prefeitura a área possui mais de 18 mil m² e é uma das maiores APPs do município, e ainda, segundo informado pelo setor do meio ambiente o local também abriga uma nascente.

A prefeitura está realizando visitas, estudos e levantamento de custos para viabilizar o projeto. Nesta semana, o secretário de Obras, Hedy Wilson, e as técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, Erica Priscila e Christiane Gomes, fizeram uma visita ao Parque Ecológico da cidade de São Gonçalo do Pará para conhecer a estrutura do local e buscar ideias para o município.

Segundo informado, em Nova Serrana, o Parque Municipal será executado através do cumprimento de condicionantes referentes à instalação de empreendimentos no município, cujas autorizações são deliberadas pelo Codema.

O projeto que será desenvolvido contempla a preservação do local por meio da construção de uma pista de caminhada no entorno de toda a extensão do parque e ainda, área gramada em volta da lagoa e instalação de quiosque, pergolados e bancos.

Para que a recuperação da área aconteça de forma mais rápida, serão usadas metodologias que auxiliam o desenvolvimento ambiental, já no tempo natural o meio ambiente no local demoraria muitos mais anos para se recuperar.

A analista técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Erica Priscila, ressalta a importância da preservação das APPs. “Faz-se necessário ressaltar que a conservação das áreas verdes no meio urbano traz inúmeros benefícios, tanto para a cidade quanto para a natureza, sendo essencial para proteger o fluxo gênico, amenizar as temperaturas e proporcionar conforto ambiental, além de diminuir a incidência de enchentes e recarregar os lençóis freáticos”.

A proposta é dar uma nova função ecologicamente ambiental para a área, beneficiando toda a população e, de forma especial, os moradores do Itapuã e bairros adjacentes.

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas