Conecte-se conosco

Colunistas

O que podemos aprender com futebol e levar para dentro das empresas?

Dênio Benfica

Publicados

em

O futebol é um esporte competitivo. É jogado em equipe e tem contribuição individual. O futebol tem muito a nos ensinar, para ser um bom jogador são necessárias algumas características, tais como: altura, velocidade, técnica, tática, bom passe, bom cabeceio, boa comunicação, ser comprometido, ter uma visão apurada, ser polivalente, capaz de jogar em mais de uma posição e ser dinâmico, capaz de se adaptar a diversos tipos de situação. Sendo assim, o futebol tem muita coisa em comum relacionado a um ambiente empresarial.

No ambiente empresarial somos testados a todo o momento, sofremos pressão, cobrança dos superiores, cobrança por resultados e cobrança por sermos cada vez melhores e mais rápidos/produtivos.

Assim como no futebol, o ambiente empresarial exige que tenhamos um bom equilíbrio emocional. Temos que nos preparar para os desafios, se superar a cada dia, treinar cada vez mais, pois cada dia, cada jogo é uma situação diferente. Os resultados não surgem facilmente, temos que encarar várias batalhas para ganharmos a guerra.

Tanto no futebol quanto no ambiente empresarial aprendemos as mais diversas lições. Aprendemos a superar nossos limites: eu quero, eu posso! Quando queremos muito uma coisa, temos que pensar positivamente para atrair energias positivas, mas só isso não basta. Temos que nos superar ir além dos nossos limites, dar o nosso melhor, não importa quão grande seja o desafio, o que importa é sua determinação, seu esforço para superar os obstáculos, sua vontade de vencer e crescer devem ser maiores do que seu medo de perder.

_ Aprendemos a perder: perder nunca é bom, mesmo que você seja superior ao outro, a vitória nunca é certa! Vence quem estiver mais preparado e melhor naquele dia. Mas devemos aprender com as derrotas, se perdemos é porque erramos, se erramos é porque algo não foi feito. Quando algo dá errado, temos que parar e analisar qual a falha existente e corrigi-la na essência. Assim como a derrota, o erro faz com que cresçamos, faz com que fiquemos mais atentos. O aprendizado tem seu preço. O importante é não desistir, levantar a cabeça e seguir em frente.

_ Trabalhar em equipe: uma das virtudes mais importantes que o futebol nos ensina é o fato de trabalharmos em equipe, mesmo sendo cada um com características, funções e posições diferentes, mas em prol de um mesmo objetivo. Assim deve ser o espírito da equipe de trabalho nas empresas. A cooperação, a doação e harmonia são qualidades chave para o sucesso de uma equipe vencedora.

_ Ser dinâmico: é preciso estar atento, pois mudanças de cenário e situações inesperadas surgem a todos os momentos, devemos ser flexíveis e nos adaptarmos as mudanças de forma rápida e eficiente.

_ Melhorar dia a dia: assim como no futebol, no ambiente empresarial devemos ter a percepção de nossos pontos falhos, uma vez identificados trabalhar para melhoria desses pontos de deficiência, buscando o equilíbrio necessário de acordo com a necessidade de cada situação.

O importante é fazermos uma auto avaliação constantemente, é preciso saber onde estamos e onde queremos chegar, a partir dai traçar um paralelo de ações e atitudes que se deve tomar e seguir para alcançar as metas e objetivos. Ser persistente, comprometido e disciplinado não só individualmente, mas acima de tudo coletivamente.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas