Conecte-se conosco

Editorial

O Popular faz o seu papel

Publicados

em

No ano passado durante alguns editoriais onde incomodamos significativamente determinados órgãos públicos fomos criticados nas redes sociais por servidores afirmando que não éramos a imprensa de Nova Serrana.

O tempo passou, a poeira abaixou e tudo foi ajustado, contornado mas não esquecido. De fato não somos o único meio de imprensa de Nova Serrana, mas não podemos, no entanto negar, que temos feito nossa parte como nenhum outro órgão de imprensa quando se trata de política e assuntos que são “polêmicos”.

De acordo com George Orwell, jornalista conhecido por ter escrito o livro “A revolução dos bichos”, e por suas críticas políticas, o conteúdo do jornalismo está relacionado a publicar aquilo que é incomodo.

Segundo Orwell “jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo restante é publicidade”. Com base nessa afirmativa aqui expomos que nossa conduta é de fazer jornalismo e por base na frase acima colocada, cumprimos o nosso papel.

É de se lamentar que em uma cidade como Nova Serrana onde se tem ao menos 6 programas jornalísticos radiofônicos, 4 jornais impressos, e isso sem falar dos perfis de rede social, dos blogs, dos jornalistas de rede sociais e independentes, a grande parte desses meios optem por divulgar notícias floridas e deixem de lado a essência da denúncia, da investigação e do compromisso com a população.

Caros leitores, se com apenas uma página e uma capa, observamos prefeito, secretários, vereadores, mudando suas posturas diante de fatos polêmicos, imagine o impacto social que não teríamos se todos tivessem o compromisso em denunciar, em promover o jornalismo, em promover o fato para você como ele acontece.

Se todos se comprometessem em fazer jornalismo efetivamente teríamos uma cidade com menos falcatruas, com menor desigualdade social, com menores possibilidades de ingerência ou de equívocos causados pelo próprios interesses.

Se o compromisso de todos fosse o mesmo, talvez vivêssemos em um cidade que figuraria muito além do fato de ser a que mais cresce no estado por postos de emprego, mas também seriamos uma cidade com segurança exemplar, com saúde exemplar, com educação de primeiro mundo, com qualidade de vida como sempre sonhamos.

A situação em nossa cidade é tão desconfortável quanto a postura da imprensa que por aqui, denunciar e falar a verdade é um fato indigesto, as pessoas olham torto para aqueles que falam a verdade e os favores direcionados pela velha bajulação, dão destaque para aqueles que promovem um trabalho medíocre e sem compromisso com a notícia e muito menos com a informação que deve ser dada a você.

Temos “profissionais” que ficaram sumidos por pelo menos 12 meses em 2017, que apareceram para figurar querendo uma boquinha em órgão público, que se posicionaram querendo se fazer de entendedores de política mas que se limitam a posts de rede social sem nem ao menos a responsabilidade de averiguar se isso é de fato verdade.

Nesta quinta-feira, tivemos o exemplo dessa força e compromisso quando toda a imprensa, ou melhor os principais veículos se mobilizaram, estiveram presentes na coletiva feita pelo prefeito Euzebio Lago para noticiar o posicionamento da atual gestão quanto ao impasse entre Legislativo e a Unidade de Pronto Atendimento. A mobilização da imprensa da credibilidade, imparcialidade e faz com que os impactos dos fatos sejam efetivamente propagados.

Queríamos, ou melhor, sonhamos com o dia que toda a imprensa se mobilize para fazer o certo, para dar as notícias independente de quem paga o anúncio do jornal, independente do fato de que o padrinho está sendo favorecido ou não com a notícia que é verídica e responsavelmente escrita.

Sabemos que esse posicionamento é utópico, afinal, a mediocridade se institui em todas as classes, em todas as profissões e no meio do jornalismo não seria diferente. Contudo reforçamos e apoiamos a todos aqueles que tenham como objetivo falar a verdade doa a quem doer.

Enquanto isso não acontece continuaremos aqui, sendo O Popular. Continuaremos na caminhada que iniciamos a quase 13 anos, continuaremos nos aprimorando, melhorando e ratificando nosso compromisso com você caro leitor, nosso compromisso em falar a verdade, ela agradando a Chico ou a Francisco, fazendo mais do que publicidades em nossas paginas, continuaremos fazendo JORNALISMO.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas