Conecte-se conosco

Colunistas

O poder da autoresponsabilidade

Dênio Benfica

Publicados

em

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes” (Albert Einstein).

Suas ações estão te levando rumo aos seus objetivos? Seus pensamentos e suas ações estão alinhados? Suas atitudes são congruentes com suas metas?

Quando se fala de autoresponsabilidade, se fala de assumir a responsabilidade pelos resultados de suas escolhas, se fala em assumir o controle, o comando de sua vida. Não ficar contando histórias e justificativas para não agir. Afinal de contas, apenas você é o autor da sua vida e se você quer ter um final feliz, trate de começar a agir o quanto antes.

Você é responsável direto por tudo de bom e de ruim que acontece em sua vida. Não transfira a culpa pelas coisas que lhe acontece para outras pessoas, não se faça de vítima. Hoje em dia as pessoas têm muitos argumentos para se justificarem, para arrumarem desculpas pelo não alcance de resultados.

Essa postura só tende a prejudicar. Se os objetivos são seus, os pensamentos e as ações também devem ser suas e devem ser congruentes para que se alcance o que almeja. Você pode escolher o que planta, mas não pode escolher o que irá colher. Se planta bons frutos, cultiva e aduba seu solo, se rega suas mudas, seus frutos serão de excelente qualidade e os resultados fantásticos. Já se não fizer isso, os frutos serão de acordo com seu grau de esforço e comprometimento em fazer as coisas certas.

Caro leitor, gostaria de deixar algumas reflexões para você analisar:

– Identifique a pessoa que você quer ser!

– Qual seu nível de comprometimento para fazer com que seus objetivos sejam alcançados?

– O que você pode começar a fazer de diferente e que ainda não está fazendo para acelerar o alcance de seus objetivos?

– Quais histórias e justificativas você vêm contando para você mesmo e que estão de impedindo de realizar seus sonhos?

– Qual a grande lição que você tira desse momento atual que você está vivendo?

– Quando terá tempo para você? Para fazer as coisas que são necessárias e que irão te aproximar do alcance de seus objetivos?

Gosto de dizer em minhas palestras e treinamentos que cada ser é responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Os resultados dependem diretamente do seu grau de comprometimento em fazer as coisas acontecerem, os melhores resultados vem dos esforços que a maioria não faz.

Alinhe tudo a sua volta para que os resultados aconteçam, esteja próximo de pessoas que exijam mais de você, que façam seu nível intelectual se desenvolver cada vez mais, esteja próximo de pessoas que tem uma mentalidade positiva voltada para o sucesso e para prosperidade. Reflita sobre a frase: você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive. Qual é a sua média? Suas companhias estão de impulsionando para os resultados que almeja ter ou estão te travando? A mudança começa por você e de dentro para fora.

Portanto autoresponsabilidade é a capacidade de assumir as consequências de tudo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo e ainda a habilidade de fazer o que deve ser feito no momento certo. Ninguém pode executar as ações que são destinadas a você. Assumo sua autoresponsabilidade e faça as coisas acontecerem.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Alex

    16 de outubro de 2018 em 22:04

    Parabéns, Dênio … Artigo inspirador e muito relevante. Muito obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas