Conecte-se conosco

Colunistas

O papel da musculação para a saúde e beleza da mulher

Marcelo Andrade

Publicados

em

Caros leitores, nas últimas edições de nossa coluna conversamos sobre como a corrida te deixa inteligente e te ajuda a emagrecer (http://www.opopularns.com.br/nada-como-correr-para-emagrecer/).

Mas e a musculação? Praticar musculação traz benefícios para a promoção da saúde e qualidade de vida? Claro que sim!

A musculação contribui para o aumento da massa muscular e do metabolismo, redução das dores lombares, estresse, ansiedade e depressão, melhora da qualidade do sono, prevenção de doenças cardíacas, controle de diabetes, redução de riscos de quedas e fraturas, controle da pressão sanguínea, combate a osteoporose, redução do colesterol e melhora da autoestima. Além disso, no processo de envelhecimento, a musculação auxilia na redução da perda de massa muscular e manutenção do metabolismo.

Todos estes benefícios podem ajudar tanto na promoção da saúde e prevenção de doenças, como também auxiliar na manutenção da beleza.

A maior parte das mulheres tentam ser irrealmente esbeltas devido a padrões e pressão sociais que as conduzem a apresentarem um conjunto de preocupações e insatisfações com seu corpo e com isso, acabam tendo uma redução de sua qualidade de vida e autoestima. Por isso, caros leitores, o nosso terceiro tema será sobre o papel da musculação para a saúde e beleza da mulher!

Durante a prática de musculação as ações musculares sofrem resistência (ex.: peso), de tal modo, ocorre tensão em todas as estruturas dos músculos. Essa tensão aumentada estimula mecanismos que vão melhorar a sua beleza, saúde, aptidão física, disposição, atratividade e harmonia.

Pesquisas indicam que a musculação (3 séries de 10 repetições, intercaladas com 1 minuto de descanso, duração das ações musculares livres, 3 dias/semana, em intensidade classificada como difícil ou muito difícil, com exercícios para o corpo todo) é eficaz para que o grau de osteoporose pudesse reduzir ou até mesmo normalizar, proporcionando assim um aumento na massa óssea em mulheres idosas. Além disso, a musculação reduziu a celulite por meio do aumento da massa muscular (hipertrofia) seguida por uma redução da massa de gordura, reduzindo a flacidez de tendões e músculos, e melhorando os mecanismos de bomba muscular nos membros inferiores, o que contribui para o retorno venoso e, consequentemente, reduz a estase venosa (varizes) em mulheres.

Mas lembrem-se! Antes de começarem um programa de treinamento em musculação com o objetivo de melhorar sua saúde e beleza, procurem o Profissional de Educação Física para orientá-las! Não tenham dúvidas que a boa orientação faz toda a diferença.

MARCELO TEIXEIRA DE ANDRADE é professor, Doutorando em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciências do Esporte pela EEFFTO da UFMG, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Continue Lendo
2 Comments

2 Comments

  1. Rodrigo

    22 de Março de 2018 em 18:04

    Parabens Marcelo. Excelente artigo.continua assim !

    • Marcelo de Andrade

      23 de Março de 2018 em 19:14

      Obrigado Rodrigo! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas