Conecte-se conosco

Saúde

Novos agentes são capacitados para combater a dengue em Nova Serrana

Publicados

em

Como resposta ao grande número de casos suspeitos de dengue registrados em Nova Serrana a prefeitura já nomeou e realizou a capacitação de 20 novos agentes de endemias.

O treinamento foi feito pelo Técnico da Superintendência Regional de Saúde, Rogério Rocha, e aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27 de fevereiro.

Segundo o setor de comunicação da prefeitura de Nova Serrana, os novos agentes foram contratados para reforçar o combate à Dengue no município e já estão atuando nas ruas de Nova Serrana.

Outras ações

De acordo com o matéria divulgado pela prefeitura, além da contratação dos novos agentes, a secretaria de Saúde está intensificando os trabalhos em toda cidade.As visitas periódicas foram intensificadas e, aos sábados, os agentes percorrem os domicílios que foram encontrados fechados durante a semana.

Uma equipe de agentes epidemiológicos tem visitado fábricas, escolas e creches com palestras e orientações sobre como combater o mosquito e eliminar focos e recipientes que podem servir de criadouros.

Outra estratégia desenvolvida pelo Setor de Endemias e que já está em prática é a certificação, feita com um selo verde, nas residências onde não foram encontrados focos.

Nas casas onde focos de dengue foram encontrados em menor número, o morador recebe um selo laranja e fica de sobreaviso sobre os cuidados necessários. Já nas residências onde foram encontrados muitos focos, o morador recebe um selo vermelho para se conscientizar sobre a importância de manter caixa d’água e quintal limpos e livres de focos.

Índice de Dengue

Em 2018, até o momento, foram 141 notificações de casos de Dengue, contudo segundo divulgado apenas três casos foram confirmados no município.

A Secretaria Municipal de Saúde, reforça através do setor de comunicação que todos que estiverem com sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo Aedes (Zika, Dengue ou Chikungunya) devem procurar uma unidade de saúde (PSF ou UBS) para fazer o exame de comprovação da doença.

Para mais informações sobre os procedimentos de combate a dengue ou quanto a suspeita de infecção deve-se fazer contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3225-8735.

  • Foto: secom – Nova Serrana

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas