Pequenos produtores rurais recebem auxílio da Secretaria de Agricultura

(03/02/12 - 08:20)

Pequenos produtores rurais recebem auxílio da Secretaria de Agricultura

* Valter Junior
valter@opopularns.com.br
Siga em: twitter.com/opopularns
 
Em Nova Serrana existem mais de 450 propriedades rurais oficializadas entre grande e pequeno agricultor. O que começou como iniciativa da própria secretaria de Agricultura agora é lei municipal. Os proprietários de plantações de pequeno porte que fizerem o cadastro junto a Secretaria de Meio Ambiente vão receber 10 horas de arado por anos e mais uma ajuda de custo para o transporte do calcário usado em suas plantações. Com essa ajuda o pequeno agricultor pode economizar até 50% em sua produção.
 
É o que tem acontecido na propriedade de Mozat Camilo. O pequeno produtor de 62 anos colheu 28 toneladas de milho no ano passado. Esse ano, com a metade do que gastou em 2011, ele espera colher 50 mil quilos de milho. Mozat confessa que estava desanimado com a lavoura, pois o pequeno produtor, afirma ele, tem extrema dificuldade em conseguir créditos através dos bancos. O projeto da secretaria de Agricultura animou o produtor que pela primeira vez em 25 anos de plantio, confessa, recebeu alguma ajuda da prefeitura de Nova Serrana.
 
Mas há uma exigência, afirma a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Rocha Amaral. "O produtor que receber a aração e não plantar, não recebe no outro ano". Para ela o projeto é uma forma de auxiliar o pequeno agricultor que tem sido esquecido ao longo dos anos.
 
Com o mesmo objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que obriga as escolas a comprarem 30% dos alimentos usados na merenda escolar de pequenos produtores do município, o projeto da secretaria de Agricultura visa auxiliar o produtor rural em suas dificuldades financeiras ao mesmo tempo que promove a fixação do homem no campo, diminuindo o êxodo rural e evitando os transtornos que isso acarreta como desemprego, miséria e bandidagem.
 
Uma hora de aração sai pelo preço médio de 70 reais. Se Mozart tivesse que pagar para arar seus sete hectares usados para o plantio do milho ele gastaria em torno de dois mil reais. O carreto pago pela prefeitura para o transporte do calcário também traz uma economia de quase mil reais para os produtores que usam o corretivo no solo. De acordo com Mozart a metade do custo que o produtor tem na plantação é com a preparação do solo.
 
"O pequeno produtor está esquecido, abandonado. Quando ele é ajudado o retorno aparece, mas se não for por intermédio das prefeituras ele nunca consegue os benefícios oferecidos pelo governo federal. Além disso, a burocracia dos bancos em disponibilizar créditos para o pequeno agricultor, faz ele desanimar. Banco gosta é de quem tem dinheiro", afirma. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo pequeno agricultor hoje é o financiamento bancário.
 
Além da grande burocracia o produtor precisa assegurar todo o valor financiado. Outra, especificamente vivida pelos produtores de Nova Serrana, é a falta de um bom veterinário na cidade. Mozart afirma que precisa chamar profissionais de outros municípios para tratar de seu rebanho, o que aumenta ainda mais o custo. O produtor que também produz leite e o vende a 60 centavos o litro salienta que os políticos, assim como a imprensa, precisam olhar com mais atenção para o pequeno produtor, já que é ele o grande responsável por abastecer a cidade com alimentos. "Sem ajuda o pequeno agricultor não consegue produzir", finaliza.
 
A secretaria de Agricultura informou que juntamente com o Sindicato do Produtor Rural vai, a partir desse ano, ministrar cursos de vaqueiro, vacinação e de produção especializada de alimentos para diminuir o déficit do produtor por profissionais especializados e atender a demanda das escolas por outros tipos que não hortifruti, como batata, cenoura, beterraba e outros. Denise afirmou ainda que quer firmar parcerias com os produtores locais para adquirir os alimentos que serão usados no Restaurante do Trabalhador.

Últimas Notícias

05/05 - 09:40
PRAZO PARA ELEITOR TIRAR PRIMEIRO TÍTULO TERMINA QUARTA-FEIRA
05/05 - 09:32
REGRAS PARA PORTABILIDADE DE CRÉDITO COM RECURSOS DO FGTS ENTRAM EM VIGOR
02/05 - 08:52
MENOR QUE ATIROU EM ADOLESCENTE NO FIM DE SEMANA E É INTERNADO EM UNIDADE SÓCIO-EDUCATIVA
02/05 - 08:45
CARTÓRIO ELEITORAL DE NOVA SERRANA REALIZA PLANTÃO PARA AS ELEIÇÕES 2014
02/05 - 08:39
SECRETÁRIO DE SAÚDE CONVOCA POPULAÇÃO A SE VACINAR CONTRA GRIPE
Flash Media