Nova Serrana tem o maior orquidário de Minas Gerais

(31/08/11 - 08:09)

Nova Serrana tem o maior orquidário de Minas Gerais

* Jonathas Wagner
jonathas@opopularns.com.br
Siga em: twitter.com/opopularns
 
Tairone Fernando de Andrade, já cultiva orquídeas há treze anos. Só que de uns anos pra cá ele abraçou a causa para valer. O orquidófilo (nome que se dá a esse tipo de especialista) está à frente hoje do maior orquidário de Minas Gerais: em Nova Serrana.
 
E não é exagero: segundo o próprio Tairone, que viaja e conhece diversos orquidários pelo Brasil afora, a informação é pra valer. O espaço onde funciona o Orquidário Ceres tem 300 metros quadrados de área, e quando ficar pronto o berçário de orquídeas, bromélias e outras plantas ornamentais exóticas, ao fundo da loja atual, serão 1.700 metros quadrados de área. O que pode bem transformá-la em uma das maiores do país.
 
A disposição de Tairone com as plantas surgiu há anos, quando o orquidófilo ainda trabalhava com bonsai. No entanto, era hobby e não dava dinheiro. Mesmo assim, ele diz que trabalhar com plantas é uma espécie de vício: a dedicação é tanta, que o conhecimento vem automaticamente. As pessoas começam a perguntar e se interessar. E querem ter alguma das plantas cultivadas. Daí para se profissionalizar é um pulo, segundo Tairone.
 
A atividade como trabalho começa quando as pessoas passam a procurar. A gente começa a ver que é possível encarar a coisa como um comércio. "E ter a chance de profissionalizar naquilo que temos já como hobby é muito bom, pois fazemos as coisas com prazer", conta o dono do Orquidário Ceres.
 
Tairone conta que sempre foi autodidata e que não há curso que seja capaz de ensinar tanto quanto a experiência adquirida com a experimentação. "Aprendi mais assim do que se eventualmente fosse procurar fora, em algum curso. É errando que a gente aprende a fazer certo. A gente erra muito e depois passa a acertar: e aí acerta bastante também", brinca.
 
Depois que parou de trabalhar com bonsai Tairone ficou um tempo parado. Isso porque bonsai é mais arte do que comércio. No entanto, quando resolveu cultivar orquídeas e encarar isso como profissão, voltou também a mexer comercialmente com as pequenas árvores japonesas.
 
Segundo o profissional, em Nova Serrana têm pelo menos quinze orquidófilos. Mas comercializando as plantas, apenas ele. Questionado sobre a procura pelas flores existente na cidade, Tairone diz que é muita, mas que sua principal clientela (pelo menos 70%) é composta de pessoas em trânsito pela BR 262. E estas, conta, é que fazem a propaganda boca a boca.
 
"Quando se faz as coisas com carinho e dedicação e respeito ao cliente, o resultado é verdadeiro. As pessoas entram e veem a qualidade, quantidade de plantas à disposição, o bom atendimento e orientação e ficam satisfeitas. As pessoas veem que é possível ter uma bela planta em casa. Acabam voltando e gostam muito do que têm como resultado", comemora o orquidófilo.
 
"As pessoas dão de cara com esse monte de planta e ficam doidas. Além disso, eu dou muita consultoria". Ele diz que o grande diferencial do orquidário Ceres é que não se trata apenas de uma venda, já que as pessoas saem de lá sabendo tudo sobre o cultivo das orquídeas. Elas têm orientação e podem contar com consultoria e manutenção das plantas.
 
O Ceres disponibiliza orquídeas em muda, planta florida e para colecionador, que são as exóticas. E há opções (em termos de preço) para todos os públicos e gostos. Os preços variam entre 25 e 100 reais, que são as floridas. Mas Tairone diz que existem orquídeas de até 10 mil reais.
"Além disso é importante dizer que orquídeas são uma excelente presente", conclui.
 
Comente esta matéria e bata um papo com o repórter Valter Junior.

Últimas Notícias

17/04 - 08:45
SANCIONADA LEI QUE REFORÇA CONVIVÊNCIA DE FILHOS COM PAIS PRESOS
17/04 - 08:41
IPVA 2014 GERA ARRECADAÇÃO DE R$ 8 MILHÕES EM NOVA SERRANA NO PRIMEIRO TRIMESTRE
17/04 - 08:37
CÂMARA CRIA ESPAÇO PARA EVENTOS CULTURAIS
14/04 - 19:02
INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA-ATLETA DE 2014 ESTÃO ABERTAS
11/04 - 08:49
INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA COPASA TERMINAM NA PRÓXIMA SEMANA
Flash Media