Novas regras para emissão de carteira de trabalho são implantadas no CVT

(24/09/10 - 07:02)

Novas regras para  emissão de carteira de trabalho são implantadas no CVT

* Valter Junior
valter@opopularns.com.br
Siga em: twitter.com/opopularns
 
Se antes para tirar a carteira de trabalho bastava levar o RG e esperar por alguns minutos, agora o processo está um pouco mais complexo e demorado, porém mais seguro, o que garante mais tranqüilidade para o cidadão.
 
Em Nova Serrana o novo local para tirar a Carteira de Trabalho e Certificado de Reservista é no CVT, que está localizado na Av. Dom Cabral, 375, bairro Jardins do Lago. O horário para tirar os documentos é de 12h às 17h30 de segunda à quinta e de 12h às 16h30 às sextas.
 
As novidades começam pelos documentos que a pessoa precisa levar. Agora o CPF e comprovante de endereço são obrigatórios, além dos dois, RG, certidão de nascimento ou a certidão de casamento também são obrigatórios. Todos os documentos precisam ser originais e não é preciso levar cópia.
 
A carteira também não fica pronta mais na hora. A cada 40 registros, os pedidos são encaminhados pra Divinópolis para a confecção das carteiras, e ficam prontas em média em 30 dias. Para a segunda via é preciso além dos documentos citados anteriores, um Boletim de Ocorrências (B.O) confeccionado em qualquer Delegacia de Polícia e um extrato do PIS tirado na Caixa Econômica Federal.
 
Depois de registrado o pedido da carteira a Caixa envia para o endereço registrado um Cartão de Cadastro. Por isso o comprovante de endereço apresentado na hora precisa ser de um endereço fixo ou de um endereço confiável para o envio do cartão, pois a Caixa está criando um registro de todas as pessoas que possuem Carteira de Trabalho.
 
A pessoa recebe um protocolo na hora e depois de 30 dias vai buscar a carteira. O documento não será entregue a terceiros, só a própria pessoa poderá retirar a carteira com o protocolo e um documento.
 
Não é preciso mais levar foto. Ela é feita na hora por uma Web Cam no próprio local. As digitais são gravadas em sistema biométrico e a assinatura passa a ser eletrônica.
 
José Antônio, chefe do setor de Carteira de Trabalho, pede para a população ter um pouco de paciência, porque toda mudança causa transtornos. "Agora vai demorar um pouco mais porque as carteiras não são feitas mais aqui, não depende só da gente.
 
E com o novo sistema eletrônico também as pessoas vão precisar ter paciência, mas elas precisam saber que a mudança é pra melhor", afirma José Antônio.
 
Alistamento
Para o Certificado de Reservista, quase nada mudou. A pessoa precisa ser moradora da cidade a pelo menos um ano. Se ainda não tem 18 precisa completar até 30 de abril do ano em que deseja se alistar.
 
O documento necessário é a Certidão de Nascimento ou de casamento original. Nenhum outro tipo de documento será aceito. O certificado é entregue na hora, e a dispensa, entregue depois, só será entregue também para a própria pessoa.

Últimas Notícias

05/05 - 09:40
PRAZO PARA ELEITOR TIRAR PRIMEIRO TÍTULO TERMINA QUARTA-FEIRA
05/05 - 09:32
REGRAS PARA PORTABILIDADE DE CRÉDITO COM RECURSOS DO FGTS ENTRAM EM VIGOR
02/05 - 08:52
MENOR QUE ATIROU EM ADOLESCENTE NO FIM DE SEMANA E É INTERNADO EM UNIDADE SÓCIO-EDUCATIVA
02/05 - 08:45
CARTÓRIO ELEITORAL DE NOVA SERRANA REALIZA PLANTÃO PARA AS ELEIÇÕES 2014
02/05 - 08:39
SECRETÁRIO DE SAÚDE CONVOCA POPULAÇÃO A SE VACINAR CONTRA GRIPE
Flash Media