Conecte-se conosco

Editorial

Não se cobra conhecimento dos ignorantes!

Publicados

em

A ética e a moral são dois pontos que transitam pelas opiniões populares e são fatores tidos como fundamentais para que se possam estabelecer um padrão social saudável.

Nos cursos e treinamentos onde são ensinadas as disciplinas de desenvolvimento pessoal, a ética e moral são áreas estudadas, como se estuda matemática e português, e o objetivo disso é desenvolver nos alunos o senso social e o entendimento sobre as condutas e como elas devem ser tomadas.

As condutas de todos, sem exceção são baseadas no entendimento, que esses dois pontos tendem sobre os valores pessoais, assim o caráter e a conduta de cada pessoa está relacionada a seu entendimento sobre esses dois pontos.

O problema é que não podemos basear nossas ações sobre o senso de algo que não entendemos. Você nunca pode amparar seu pensamento, sua perspectiva sobre as ações de outra pessoa baseado em algo que não necessariamente sabemos que ela tem entendimento e conhecimento sobre isso.

Diante desse pensamento vamos aqui tentar entender um pouco sobre essas duas coisas. Para começar a Moral. Segundo alguns pensadores, a moral é a normativa, é a regra, ela tem como objetivo estabelecer os limites sociais.

A moral tem como base determinar quais as regras sociais determinam o que é correto ou não. A moral é um padrão que pode sim ser alterado de acordo com o local, hábitos e padrões culturais de determinado grupo de pessoas.

Vamos trazer aqui alguns exemplos. Para os cariocas e mineiros o que se entende como palavrão são coisas completamente distintas. Para os gregos, quebrar o prato após uma refeição é um sinal de respeito, de satisfação, para o brasileiro é sinal de desperdício, descuidado e pode se caracterizar até como uma afronta.

Já a ética é um padrão tomado a partir das normas pelas quais estamos inseridos. A ética se ampara na moral para decidirmos se queremos ou não cumprir as regras sociais.

A ética é uma diretriz pessoal, ou seja, a reflexão é de cada cidadão. Você tem em sua ética as diretrizes que apontam se você quer ser politicamente correto, ou seja, se vai agir pelo bem social, ou se vai agir por seu interesse.

Esse termo politicamente correto também é estranho de se entender, uma vez que na política correto deveria se prezar pelo bem social, mas o que se vê na prática é justamente o contrário.

Na prática o que percebemos são pessoas buscando seus próprios interesses, ainda que para isso tenha que passar pelos outros.

Falando sobre a imprensa, que é nossa área de atuação, entendemos que nós temos que ser o mais corretos socialmente possível, no que tange a impacto social.

Não devemos vender nossa alma em busca de trocados, não devemos vender nossas convicções por cargos. Não devemos deixar de cumprir nosso papel para termos favores políticos ou quaisquer que sejam.

Infelizmente em Nova Serrana, o entendimento de tudo isso que acima citamos é distorcido. Infelizmente pessoas têm passado por cima dos interesses sociais pelos trocados, pra ter um nome bonito ou para serem “idolatrados”.

No que depende deste Popular, o entendimento sobre ética e moral está entranhado em nossas convicções e assim sendo, informamos a todos que continuaremos cumprindo nosso papel, elogiando o que é de merecimento, e denunciando, batendo naquilo que entendemos ser errado.

Se eles não entendem o que é ter Ética, se não entende a importância da Moral, nós temos. Sabemos que dia após dia, vamos para casa com a cara limpa por termos cumprido nosso papel, colocamos a cabeça no travesseiro e temos uma consciência tranquila quanto ao nosso trabalho e atuação.

De fato os políticos, eleitos ou que conseguem uma boquinha, como alguns secretários em questão, não tem o conhecimento do que é moral e ética. Esperamos de coração que eles leiam esse editorial e passem a ter assim um conhecimento de algo que para eles era desconhecido, mas a partir de hoje poderá ser cobrado afinal, não estão mais desavisados, e nós estaremos atentos e dispostos a expor toda a lama, por mais fedorenta que seja.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas