Conecte-se conosco

Política

Mineiros votam pela renovação nas eleições 2018

Publicados

em

Com virada espetacular de Romeu Zema e Assembleia com mais de 40% das vagas ocupadas por candidatos em primeiro mandato, Mineiros votam pela renovação nas eleições de 2018

No último domingo os eleitores mineiros promoveram seu posicionamento político e deram o recado de que a renovação é o desejo da grande maioria dos eleitores no estado.

A renovação teve início quanto a surpresa referente ao pleito para Governador. Todas as pesquisas apontavam Antônio Anastasia (PSDB) como o principal candidato na intenção e voto antes das eleições, porém nas urnas Romeu Zema (NOVO) obteve cerca de 42% dos votos contabilizando mais de 4,1 milhões, se consolidando como o principal candidato para o segundo turno.

Já na Assembleia Legislativa estadual 46 dos 77 cargos foram ocupados por deputados que obtiveram reeleição e 31 candidatos foram eleitos pela primeira vez.

Os números obtidos na Assembleia representam um percentual de renovação de 40,25%, sendo essa uma das maiores taxas de renovação já presenciadas nas 18 legislaturas anteriores a que se iniciará em 2019.

Nova Serrana

Entre os candidatos a Deputado Estadual eleitos Fábio Avelar e Cleitinho obtiveram os melhores percentuais de votação em Nova Serrana.

Cleitinho que é de Divinópolis obteve nas eleições mais de 115 mil votos e foi o quarto candidato mais votado no estado, contudo contabilizou em Nova Serrana apenas 931 votos.

Já Fábio Avelar, obteve sua reeleição com pouco mais de 83 mil votos, e se consolidou como a principal frente política da cidade somando 27.929 votos entre os 39 mil válidos em Nova Serrana.

Deputado Federal

Entre os candidatos a deputado federal da região Domingos Sávio foi o único eleito, com 80.990 votos, destes, no entanto, apenas 826 foram de eleitores de Nova Serrana. Outro candidato no qual se esperava uma votação significativa foi Newton Cardoso Jr, que foi eleito com apenas 69.900 votos e somente 657 de eleitores de Nova Serrana.

Foram eleitos ainda com uma votação expressiva na cidade Leo Mota (PSL) que contou com 2057 votos de Nova Serrana, Cabo Junio Amaral, que teve votação de 1.914 votos na cidade e Luiz Tibé que contabilizou 1.174 votos em Nova Serrana.

 Senadores

No pleito para o senado os mineiros protagonizaram mais uma surpresa, Dilma Roussef, tida como o principal nome para as eleições do Senado em Minas contou com apenas 15,35% dos votos mineiros e não foi eleita.

A partir de 2019 o estado terá como representantes Rodrigo Pacheco que somou mais de 3,6 milhões de votos e o Jornalista Carlos Viana que obteve pouco mais de 3,5 milhões de votos.

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas