Conecte-se conosco

Colunistas

Líder, formando uma equipe!

Dênio Benfica

Publicados

em

Caríssimos leitores do Jornal O Popular de Nova Serrana, a partir de agora teremos uma coluna semanal no jornal intitulada Carreira e Negócios, onde abordaremos assuntos relacionados aos temas, através de artigos e cases. Sou Dênio Benfica, natural de Nova Serrana, formado em Administração, Pós Graduado em Engenharia de Produção, MBA em Controladoria e Auditoria, Empreteco e Coach de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras.

Em meu primeiro artigo quero abordar o papel de um líder e sua importância na formação de uma equipe de alta performance.

Líder, formando uma equipe!

Existem vários textos, artigos, livros e várias autoridades que falam sobre liderança e trabalho em equipe com muita competência e propriedade. Mas o que poucas pessoas falam é que não existe nenhuma fórmula secreta para se tornar um líder e nem desenvolver uma equipe vencedora. Outra dúvida muito comum é, se a pessoa nasce líder ou se é possível se formar um líder.

Para se tornar um líder, a pessoa deve possuir alguns diferenciais dos demais da equipe, isso é claro. Mas o que seriam esses diferenciais? Bom, este é o ponto onde queria chegar. Como citei no início, não existe uma receita pronta para ser ou se tornar um líder. O que existe são oportunidades, estas surgem sem avisar e sem saber se a pessoa vai estar preparada ou não. De acordo com as oportunidades e as ações das pessoas é que os lideres vão surgindo e se destacando, cada qual com seu estilo e características bem definidas. Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão (autor desconhecido).

A partir do surgimento das oportunidades, a pessoa começa a tomar iniciativas, a se desenvolver, a adquirir novos conhecimentos e ir crescendo dia a dia, ela passa a ser observada. Essas iniciativas fazem com que a equipe passe a respeitar e a seguir suas orientações, criando uma relação de líder x liderado. Mas não quer dizer que apenas o líder sabe de tudo, um bom líder deve saber ouvir sua equipe na essência e acima de tudo, saber orientar, receber e dar feedbacks para que seu grupo não se desvie do caminho certo. As atitudes e ações devem ser direcionadas em prol de um bem comum para beneficiar toda a equipe e a empresa. Um bom líder consegue unir vários talentos individuais em benefício de um coletivo comum, o líder deve ter sensibilidade para alocar cada colaborador em uma função onde o mesmo se sinta bem e possa entregar o seu melhor, onde o líder consiga encontrar equilíbrio e harmonia de toda equipe.

Certamente todos têm alguma ou algumas características de líder, o que de fato se torna importante é saber entender a equipe, saber de suas limitações, saber de suas responsabilidades, saber que vai existir diferenças em sua equipe, saber lidar com essas diferenças e saber conectá-las da melhor maneira, saber que vai haver divergências de cultura e aprendizado, saber aonde se quer chegar e saber quais os meios para chegar aonde foi determinado. O líder da a cara pra bater juntamente com sua equipe, ele sempre vai puxar a fila e dizer: vamos todos juntos!

Abraço e nos vemos na próxima semana.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas