Conecte-se conosco

Colunistas

Jogo é jogado e lambari é pescado!

Léo Junqueira

Publicados

em

O trânsito em Contagem é caótico no horário das 17h próximo ao Carrefour e hotel Actuall Convention. Mas ontem, segunda-feira, dia 14/05 estava muito pior.

Numa solenidade que não contou com a presença do senador Aécio Neves, o PSDB de Minas fez o lançamento do pré-candidato Antônio Anastasia ao governo mineiro nas próximas eleições. Estava difícil mensurar, mas com certeza eram centenas de prefeitos, vereadores, lideranças políticas de partidos e legendas aliadas.

Outro fato que chamou a atenção dos presentes foi o discurso do pré-candidato, que falou todo o tempo sobre a “reconstrução de Minas” e desferiu severas críticas ao atual ocupante do Palácio da Liberdade, Fernando Pimentel. Aliás, foi como bater “em cachorro morto”, já que Pimentel conseguiu contrariar a todos, com seu jeito medieval de governar.

Conversa vai e conversa vem e foi possível ouvir alguns comentários interessantes entre os participantes da solenidade. Um deles, em especial, chamou minha atenção pelo aspecto da manobra que poderá estar em andamento. Já que Pimentel tem hoje tanta rejeição e os adversários sabem que ele pode “jogar a toalha” a qualquer momento, surgiu a possibilidade de um substituto para segurar a bandeira do PT: Patrus Ananias, ex prefeito de Belo Horizonte que deixou o cargo com mais de 80% de aprovação.

Militou pelas esferas federais e chegou a ser Ministro das Cidades, quando pode ter acesso a muitas cidades que se beneficiaram de alguma forma com sua influência junto ao governo federal.

Caso isso aconteça, o PSDB terá uma luta bem diferente da que hoje se mostra no cenário eleitoral. Antônio Anastasia poderia ter um adversário mais sagaz, mais robusto e com boas chances de envergar as tendências do momento promovendo um embate digno das tradições políticas de Minas Gerais.

Talvez a estratégia mais adequada seria deixar o atual governador se estrebuchar em campanha aberta e ocultar a possibilidade de Patrus Ananias entrar na briga. Encontrei muita gente graduada e muito “puxa saco”, que enfrentaram uma enorme fila para uma simples foto com Anastasia. Sem querer desrespeitar ninguém, a fauna era variadíssima e muita gente começou a “descer do muro”.

O que isso significa para Nova Serrana? Bem, meus amigos, Antônio Anastasia tem uma deferência com nossa cidade, pois na administração Paulo Cesar foi o governador que muito colaborou. Foi Anastasia que baixou a alíquota do ICMS de 12% para 3%, que viabilizou a criação do Batalhão e liberou recursos para grandes obras, como Novo Acesso, que hoje poderia ser a via perimetral da cidade, caso alguns ocupantes da cadeira de prefeito tivessem o bom senso de entender a importância desta obra.

Muito bem, agora as peças estão no tabuleiro e vencerá aquele que conseguir sensibilizar o eleitorado por suas qualidades e convicções. O resto é história pra boi dormir ou continuar “deitado eternamente em berço esplendido no Centro Administrativo”.

LEONARDO VELOSO JUNQUEIRA é daqueles publicitários da época romântica, quando a comunicação ainda era feita com base no talento criativo. Foi sócio fundador da Insight Comunicação durante 22 anos prestando serviços de comunicação e marketing a grandes empresas, como Pastifício Santa Amália, Riclan (fabricante do Pircóptero e drops Freegell’s), Cera Inglesa, Calçados Jacob (Kildere), Café Brasil, Balas Santa Rita entre outras grandes empresas que fizeram histórias de sucesso. Trabalhou em grandes agências de publicidade em Minas e na área política, como publicitário, assessorou as prefeituras de Uberlândia, Varginha e Divinópolis além de desenvolver e coordenar inúmeras campanhas políticas, das quais destacamos a eleição de Zaire Rezende (Uberlândia), Maurinho Teixeira (Varginha), Paulo Tadeu (Poços de Caldas), Galileu Teixeira (Divinópolis), Paulo César (Nova Serrana), Toninho André (São Gonçalo do Pará) além de vários deputados estaduais e federais. Léo Junqueira é consultor de marketing, compositor, violeiro, escritor e colunista do Jornal O Popular

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas