Conecte-se conosco

Geral

Escola do Legislativo marca início de suas atividades com solenidade

Publicados

em

A Câmara Municipal de Nova Serrana realizou nesta quinta-feira, dia  15 de março, a abertura das atividades da Escola do Legislativo Júlio César dos Santos.

O evento de lançamento aconteceu no plenário da Câmara e teve como finalidade dar o start nos programas Parlamento Jovem de Minas, Gincana do Saber e também dos cursos de Informática e Cidadania no ano de 2018.

Durante a solenidade um espaço também foi destinado à entrega de certificados aos alunos que participaram dos cursos na Escola do Legislativo no segundo semestre de 2017.

Todos os oradores  fizeram questão de ressaltar o importante papel que a Escola do Legislativo tem cumprido em Nova Serrana como um instrumento fundamental para a formação e capacitação de centenas de jovens e adultos no município.

Escola em evolução

O coordenador pedagógico geral da Escola, Dr. Alessandro Virgolino Firmino Campos Lemos, fez questão de enfatizar que desde sua instalação, ela já evoluiu muito. Um fato interessante destacado é que já na primeira turma, dos 40 alunos inscritos, 38 se formaram, o que é uma média de aproveitamento muito alta com um percentual de evasão baixíssimo.

A solenidade contou com a participação de autoridades de diversos segmentos como a Polícia Militar, Corporação dos Bombeiros, instituições parceiras: a FANS – Faculdade de Nova Serrana, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem, IES – Instituto Educacional do Saber e dos vereadores Osmar Santos, Terezinha do Salão, Chiquinho do Planalto e Valdir Mecânico, secretária municipal de Educação, Neuza Maria Lago e diretores e professores de várias escolas municipais e estaduais.

Investimentos para capacitar mais pessoas

O presidente da Câmara, vereador Osmar Santos parabenizou a todos os estudantes pela iniciativa de buscarem conhecimento e uma formação que será fundamental para toda a vida profissional de cada um dos alunos. Ele também anunciou que a Câmara Municipal fará mais investimentos para que a Escola do Legislativo possa atender a mais pessoas e da forma mais efetiva possível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parlamento Jovem é iniciado em Nova Serrana

Ainda na solenidade de abertura da Escola do Legislativo, foi também iniciado o programa Parlamento Jovem de Minas (PJ).

Em Nova Serrana a iniciativa completa seu oitavo ano de realização, entre os 15 anos de existência do projeto.

Nesta edição do PJ terá como tema escolhido para os trabalhos a  “Violência Contra Mulher”. Os jovens estudarão o assunto e vários subtemas a partir dele, com o intuito de produzir propostas a serem levadas para as etapas regional e estadual.

Mais uma vez a Escola Estadual Antônio Martins será uma parceira das atividades, assim como a PUC- Minas e a própria Assembléia Legislativa de Minas, com todo o suporte pedagógico para a formação e preparação dos estudantes.

Durante a cerimônia de lançamento do PJ nesta etapa municipal em Nova Serrana, foi exibido um vídeo do ex-aluno do Parlamento Jovem, Guilherme Alves,  que representou o município por duas vezes no PJ Minas, além  de ter também representado os alunos nova-serranenses no PJ Brasileiro. A mensagem deixada foi de incentivo para essa importante oportunidade de crescimento.

O Parlamento Jovem tem a finalidade de estimular os estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do legislativo, e a importância da participação popular no parlamento. Ele visa também proporcionar espaços para práticas democráticas, com vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

A oficina introdutória ocorrerá ainda este mês de março e as demais logo em seguida para permitir que os alunos conheçam a fundo o tema proposto. A meta é estarem preparados para compartilhar informações com alunos dos outros municípios do polo Oeste e consequentemente, de todo o estado de Minas Gerais.

  • Fotos: Assecom Câmara Muncipal, divulgação
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas