Conecte-se conosco

Colunistas

Educação que transforma

Olavo Machado Junior

Publicados

em

A educação transforma a sociedade e cria bases para um mundo melhor e mais justo – e é por isso, exatamente, que se destaca entre os principais pilares de sustentação do Sistema FIEMG. Muito mais do que ações planejadas e integradas destinadas à formação de cidadãos, nossa atuação se ancora em sólidos valores e na crença de que pessoas bem capacitadas são vitais na construção do futuro que idealizamos para Minas Gerais e para o Brasil.

É esse futuro que vislumbramos nos alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) – entidade do Sistema FIEMG que atua na educação básica. Os resultados dos vestibulares divulgados nos primeiros meses de 2018 são expressivos e animadores. Dos 944 alunos do SESI em Minas Gerais que deles participaram, quase 70% – 648 estudantes – foram aprovados em universidades públicas e privadas. Destes, 42 conquistaram os primeiros lugares, sendo 22 em instituições públicas e 20 em particulares. São números verdadeiramente impressionantes.

Em 2017, nossos estudantes também brilharam em competições nacionais. Na Olimpíada Nacional de Matemática das Escolas Públicas e Particulares, entre mais de 50 mil escolas, os alunos do SESI-MG se destacaram: uma medalha de ouro, uma de prata, cinco de bronze e 32 menções honrosas. No mesmo ano, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica, entre praticamente 10 mil escolas de todo o país, o SESI de Minas Gerais saiu vitorioso com quatro medalhas de ouro, oito de prata e 14 de bronze.

Na verdade, esses números espetaculares revelam o acerto de uma estratégia que se fundamenta na formação de cidadãos qualificados em nível de excelência, capacitados a acompanhar a revolução que ocorre em um mundo de mercados cada vez mais disputados. Investimos para que os alunos formados pelo SESI sejam o motor da sociedade mineira, acelerando rumo a um futuro de inovação, desenvolvimento de tecnologia e agregação de valor aos produtos da indústria.

Nas 38 escolas do SESI-MG, em todas as regiões de Minas Gerais, recebemos mais de 110 mil matrículas nos últimos sete anos. Nelas, desenvolvemos projetos como a Educação Integral e o Torneio de Robótica, além de investirmos na capacitação de professores, nas equipes pedagógicas, no processo de avaliação dos alunos, nas ferramentas utilizadas em sala de aula e na infraestrutura das escolas. Desde 2013, alunos de 9 a 16 anos são desafiados a criar soluções, com peças de Lego e pequenos robôs, para situações reais – como as vividas nas empresas de nosso estado. De forma leve e divertida, estimulamos a criatividade e o gosto pela ciência, pela matemática e pela engenharia.

Resultados como os que obtivemos nesses últimos anos mostram que estamos no caminho certo. Promover a educação de qualidade é – e sempre será – compromisso da indústria mineira. Fundado em 1946, o SESI-MG nasceu com a vocação para apoiar iniciativas destinadas a elevar a qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus familiares. Os investimentos em educação são parte fundamental desse esforço.

Outra frente dessa ação está no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o SENAI. Em Minas Gerais, a entidade marca presença nos quatro cantos do estado. São 83 escolas de ensino profissionalizante, abrangendo os diversos setores de atuação de nossa indústria. Nessas unidades, somente nos últimos sete anos, formamos mais de 403 mil trabalhadores.

Preparados em nível de excelência, os profissionais capacitados pelo SENAI de Minas Gerais entram nas empresas prontos para inovar, desenvolver tecnologia e produzir com qualidade e eficiência. Resultados recentes obtidos em provas de competência internacionais nos mostram que oferecemos oportunidades de qualificação para toda a sociedade e bons negócios para a indústria mineira.

Em 2017, na “Copa do Mundo” da educação profissional, os estudantes do SENAI-MG tiveram participação destacada. Os oito alunos mineiros que participaram da WorldSkills, em Abu Dhabi, trouxeram para Minas Gerais três medalhas – duas de ouro e uma de prata – e dois Certificados de Excelência. Eles integraram a delegação brasileira coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Numa disputa entre 68 países, de todos os continentes, o Brasil conquistou o segundo lugar geral.

Em uma parceria de sucesso, SESI-MG e SENAI-MG investem em educação para transformar Minas Gerais. É em conjunto que realizam o projeto da Escola Móvel. Criado em 2011, já passou por mais de 370 municípios e formou quase 60 mil pessoas em dezenas de ofícios. A Escola Móvel vai muito além das grandes cidades, levando cursos de curta duração e criando condições para que cidadãos mineiros possam gerar renda no local onde vivem. A Escola Móvel ensina, resgata a dignidade e a autoestima das pessoas e movimenta a economia mineira.

Em essência, o que nos move é a convicção de que a educação é e sempre será fundamental para a construção de uma indústria forte, moderna, diversificada, inovadora, desenvolvedora de tecnologia, que se relaciona com o mundo e é capaz de agregar valor ao produto industrial mineiro. E esses predicativos, sabemos todos, são diferenciais competitivos estratégicos em uma economia global e de concorrência cada vez mais intensa. São, igualmente, diferenciais que o Sistema FIEMG coloca à disposição das empresas industriais de Minas Gerais.

 “Em essência, o que nos move é a convicção de que a educação é e sempre será fundamental para a construção de uma indústria forte, moderna, diversificada (…)”

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Sistema FIEMG

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas